Faetec: 9.620 vagas em ensino técnico, fundamental, superior e educação infantil

Inscrições já estão abertas e oportunidades são para 2014

Por O Dia

Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para 9.620 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Técnico de Nível Médio e Superior (Licenciatura e Tecnólogo), para o próximo ano. Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), até 11 de novembro.

Inscrições para os cursos da Faetec terminará no dia 11 de novembroDivulgação

Do total de vagas oferecidas, 7.640 são destinadas aos cursos Técnicos visando atender setores estratégicos da economia do Estado como: Hospedagem, Análises Clínicas, Agenciamento de Viagens, Telecomunicações, Construção Naval, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, entre outros.

As 2.925 vagas de Ensino Técnico de Nível Médio integrado são para aqueles que, até dezembro, concluírem o Ensino Fundamental. O curso Normal de Nível Médio, para a formação de professores oferece 25 vagas somente no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.

A forma de organização subsequente traz 3.760 vagas, destinadas a quem já concluiu ou concluirá até dezembro deste ano o Ensino Médio. O curso tem duração de um ano e meio.

Ainda na formação técnica, são oferecidas oportunidades para a Especialização em Enfermagem do Trabalho, com 70 oportunidades e a Especialização em Enfermagem em Saúde da Família, com 35 vagas para aqueles que já concluíram o curso Técnico em Enfermagem. A duração do curso é de um ano.

Já para a Educação Infantil são 348 vagas e para o Ensino Fundamental 905. Há também 220 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) e 15 para Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (Emeja).

No Ensino Superior são 632 vagas para Licenciatura em Pedagogia e para os cursos de Tecnólogos como: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Processos Gerenciais, Logística e Gestão Ambiental, dentre outros, oferecidos nas Faeterjs e nos Institutos Superiores.

Para os cursos com cobrança de taxa de inscrição, ao término do cadastro, será emitido um boleto no valor de R$ 33,50, que pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento. A isenção da taxa, para quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, será concedida por meio da apresentação de documentação solicitada no edital. O pedido poderá ser feito somente até o dia 21 de outubro.

O processo seletivo dos candidatos será feito por meio de provas, todas no dia 8 de dezembro (domingo). Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática para os cursos técnicos. Já os concorrentes à Especialização Técnica realizarão provas de Português e Conhecimentos Específicos. No Superior, a avaliação terá Língua Portuguesa, Matemática e Redação.