Kim Jong-un anuncia que Coreia do Norte desenvolveu bomba H

Especialistas ao redor do mundo estão céticos a respeito da declaração. Artefato do tipo é mais potente que arma atômica

Por O Dia

Coreia do Norte - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, reapareceu nesta quinta-feira para dizer que o país desenvolveu uma bomba de hidrogênio, um passo à frente da bomba atômica, mas especialistas no exterior se mostraram céticos.

Kim fez os comentários quando visitou o Espaço Revolucionário Phyongchon, que celebra os feitos de seu pai, que morreu em 2011 e seu avô, fundador e presidente eterno do Estado, Kim Il Sung, segundo a agência oficial de notícias KCNA.

Kim Jong-un disse que Coreia do Norte tem bomba H%2C mais poderosa que a atômicaReuters

O trabalho de Kim Il Sung "transformou a RPDC em um poderoso Estado com armas nucleares prontas para detonar a bomba A e a bomba H, autossuficientes, e defender de forma confiável a soberania e da dignidade da nação", disse Kim, segundo a KCNA.

RPDC é a sigla do nome oficial da isolada Coreia do Norte – a República Popular Democrática da Coreia. A bomba de hidrogênio, também conhecida como bomba termonuclear, utiliza a tecnologia mais avançada para produzir uma explosão significativamente mais poderosa do que uma bomba atômica.

A Coreia do Norte realizou testes subterrâneos para detonar artefatos nucleares em 2006, 2009 e 2013, o que resultou em sanções do Conselho de Segurança da ONU que proíbem atividades de comércio e de financiamento que contribuam para seu programa de armas.

Uma autoridade do órgão de inteligência da Coreia do Sul disse à agência de notícias sul-coreana Yonhap que não há nenhuma evidência de que o Norte tenha capacidade de produzir a bomba de hidrogênio, e Kim estava falando retoricamente.

A Coreia do Norte, país comunista e pobre, e a Coreia do Sul, rico e democrático, permanecem tecnicamente em guerra desde o conflito de 1950-53, que terminou apenas com uma trégua, e não um tratado de paz.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência