Informe: estado, prefeitura e Cedae condenados por sujeirada

Punição pela 4ª Câmara Cível se deve ao mal tratamento de esgoto da Rocinha, do Alto Gávea e da Vila Parque

Por O Dia

A 4ª Câmara Cível do Rio condenou ontem estado, prefeitura e Cedae pelo mal tratamento de esgoto oriundo da Rocinha, do Alto Gávea e da Vila Parque. Os dejetos são despejados de forma inadequada no Rio Rainha, seguem para o canal da Rua Visconde de Albuquerque e, depois, para a praia do Leblon.

Os desembargadores mantiveram decisão de 2016 do juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva e optaram ainda por incluir a Cedae na obrigação de fazer os reparos. A Justiça decidirá se prefeitura e governo estadual terão que pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos.

Algo cheira mal
O estado diz que não tem dinheiro para pagar a multa. Mas uma lembrança indigesta é que as obras de saneamento que deveriam ter sido feitas com recursos do governo federal (via PAC da Rocinha) são investigadas por suspeita de... superfaturamento.

Tríade
Não só na Rocinha. Relatório do Tribunal de Contas do Estado também aponta desvio em projetos do PAC no Complexo do Alemão e em Manguinhos.

Vitória
A decisão da Fecomércio de renovar o patrocínio ao Segurança Presente até 2018, como a coluna antecipou ontem no site, foi uma vitória de Pezão. Para não perder o hábito, o governador incorporou São Pidão e foi chorar no ouvido de Orlando Diniz, presidente da federação.

Conselho
Sempre que vai à Câmara dos Deputados, em Brasília, Pezão recebe pedidos para selfies com parlamentares. No que invariavelmente responde: “Pode até bater a foto, mas não posta na internet. Se postar, vai perder seguidores”.

Intervenção seletiva
O deputado federal Hugo Leal (PSB) defende intervenção federal no Rio na Segurança e na Saúde. “Se o Temer não quer arcar com tudo, que abarque ao menos esses dois setores.” O parlamentar quer abordar o tema com Rodrigo Janot semana que vem.

De olho no Senado
Petistas e tucanos avaliam lançar candidatura ao Senado ano que vem.Pelo PT, Washington Quaquá, presidente do partido no Rio, é o mais cotado. Pelo PSDB, o deputado estadual Luiz Paulo.

Confusão
Telas instaladas nas estações BRT que deveriam informar o tempo estimado de chegada dos ônibus contêm informações equivocadas. A diferença entre o tempo estimado e o de chegada, às vezes, supera dez minutos. O BRT diz que o problema será corrigido esta semana com a instalação de um novo software.

Últimas de Rio De Janeiro