Detran regulamenta motos na Barra

A 20ª edição do Detran Presente será na próxima terça-feira, das 9h às 16h, no posto de vistoria da Barra da Tijuca

Por O Dia

Rio - Depois dos taxistas e dos colecionadores, chegou a vez dos motociclistas terem atendimento especial no Detran Presente. A 20ª edição do mutirão de serviços será totalmente voltada para as motos. O Detran Presente Motos será realizado na próxima terça-feira (03.10), das 9h às 16h, no posto de vistoria da Barra da Tijuca (Av. João Cabral de Melo Neto, s/nº, ao lado do Via Parque), e terá mais de 150 funcionários do órgão à disposição deste público. A partir do evento, o Detran vai regulamentar os veículos  dos motofretistas, como prevê a Lei Federal 12.009/2009.

“Nos últimos meses, os motofretistas protestaram e vieram até nós com inúmeros pedidos para desburocratizar a regulamentação dos seus veículos. Ouvimos a categoria e interpretamos novamente a lei. E estamos indo além das nossas funções e vamos facilitar. Por isso, a partir do Detran Presente Moto, o Detran facilitará a regularização das motos destes profissionais”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

Detran Presente regulamenta veículos de motofretistasDivulgação

Os motofretistas interessados em terem suas documentações deverão apresentar o documento de compra e venda da moto e pagar os Dudas de troca de categoria e de emissão de placa. Durante o Detran Presente, os motofretistas poderão ter a placa vermelha – condição para uso do veículo em atividade remunerada - em mãos, caso sejam aprovados na vistoria de seus veículos.

Já os mototaxistas não terão a regulamentação dos veículos emitida pelo Detran-RJ, caso não apresentem a autorização do poder concedente. As prefeituras são as responsáveis por autorizar o trabalho destes profissionais. Desta forma, somente os mototaxistas que tiverem o documento da prefeitura de origem chancelando a profissão é que terão suas vistorias realizadas.

Serviços para todos os motociclistas

Durante o Detran Presente, os proprietários de motos também poderão emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos seus veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão.  Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br

Agendamentos já estão abertos 

Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. 

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. Com quatro meses de ação, o mutirão já realizou mais de 36 mil atendimentos.

O Detran Presente já passou por 13 cidades, em 18 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré, Francisco Bicalho e Aterro do Flamengo), Queimados, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus, Belford Roxo e Niterói. Neste sábado (30.09), o mutirão vai estar em Volta Redonda, na Ilha São João, das 9h às 16h.


Emissão de habilitação gratuita em casos de furto ou roubo

Outro serviço do Detran Presente é a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas carteiras de habilitação furtadas ou roubadas emitirem a segunda vida gratuitamente. Para a realização do pedido é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência que comprove o furto ou roubo da carteira de habilitação.

Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial.

Detran Presente Motos - 3 de outubro

Horário: 9h às 16h

Local: Posto de Vistoria do Detran-RJ – Barra da Tijuca (Avenida João Cabral de Melo Neto, s/nº - ao lado do Via Parque)

Agendamentos:  www.detran.rj.g ov.br. | 0800-0204040

Últimas de Rio De Janeiro