Audiência com vereadores

Campanha faz alerta sobre doenças vasculares e promove atendimento gratuito amanhã, no Centro do Rio

Por Camilla Muniz

Principal causa de morte no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório como AVC e enfarte são o foco de uma campanha de prevenção que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) realiza neste mês. Amanhã, haverá o primeiro atendimento gratuito ao público. Médicos da entidade estarão das 9h às 15h, na Praça Cinelândia, no Centro do Rio, para dar orientações sobre cuidados à população.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Carlos Peixoto, cerca de 80% das doenças vasculares estão relacionadas à ateroesclerose, depósito de placas de gordura e cálcio no interior das artérias. Sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo e tabagismo aumentam as chances de desenvolvimento do problema. Mas a boa notícia é que esses fatores de risco são evitáveis com mudanças de hábitos.

"AVC e enfarte são as duas doenças mais comuns no mundo. Preocupa o fato de as pessoas estarem sendo acometidas por isso cada vez mais jovens. Prevenção é o melhor tratamento", diz Peixoto, presidente da SBACV-RJ.

Amanhã, também estará na Cinelândia uma estrutura inflável batizada de 'Artéria Gigante'. Dentro dela, visitantes poderão entender as patologias vasculares de forma interativa, em uma exposição sobre varizes, trombose, aneurisma, arteriosclerose e problemas obstrutivos.

O Setembro Vascular ainda vai promover ações em escolas e universidades para alertar crianças e jovens sobre a prevenção precoce das doenças circulatórias. 

Comentários

Últimas de Vida Saudável