Versão 2018 do XC90 chega ao Brasil com aposta em segurança

Utilitário esportivo de luxo tem sistema de alerta de ponto cego com assistente de direção e alertas

Por O Dia

Rio - O SUV Volvo XC90 já está na linha 2018 no Brasil. O utilitário esportivo de luxo está com novas cores de carroceria, uma nova tela central de nove polegadas e a versão híbrida T8 agora possui configuração sete lugares. Mas são equipamentos de segurança, uma característica da marca sueca, os principais destaques do modelo atualizado. Somam-se aos já existentes recursos de segurança o sistema de alerta de ponto cego (BLIS, Blind Spot Information System, em inglês) com assistente de direção e alertas de tráfego cruzado e colisão traseira. O aparato avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

Assim, se o motorista não agir sobre os avisos do sistema e começar a mudar de faixa no caminho de um carro que se aproxima por trás, a nova função de assistência de direção esterça suavemente o volante (força ele) e conduz o modelo de volta para sua própria pista. A função é ativa em velocidades entre 60 km/h e 140 km/h.

Mitigação de Pista Oposta ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem em direção opostaReprodução Internet

O outro recurso empregado no XC90 é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation, em inglês), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem em direção oposta. O sistema avisa o condutor distraído que invade a faixa contrária por meio de sinal sonoro. Ao mesmo tempo, oferece suporte automático à direção para conduzir o carro de volta à pista original. Uma mensagem é mostrada na tela do painel após a intervenção da direção ter sido concluída. O motorista pode, em qualquer momento, desativar a direção automática. A exemplo do BLIS, esse sistema de segurança ativa atua entre 60 km/h e 140 km/h e precisa de marcação de pista visível.

A nova interface multimídia, chamada de Sensus Connect, mede 9 polegadas com superfície LCD antirreflexo. Sensível ao toque, o display recebeu atualização gráfica e agora pode exibir, por exemplo, mapa expandido na tela. Há agora uma segunda barra de funções que concentra os principais comandos da navegação.

Na versão Momentum do XC90, as rodas passam a ser de 20 polegadas, além de novo revestimento de couro marrom, presente também na variante Inscription. O sistema de partida do motor operado por botão agora necessita apenas que ele seja girado em sentido horário. Surgem três novas cores no catálogo: um marrom, um azul e um cinza.

AS VERSÕES

O Volvo XC90 é oferecido nas versões Momentum, Inscription e a Excellence (versão topo de linha com quatro lugares individuais), com três opções de motorização: T6 a gasolina, com 320 cv de potência; D5 diesel, com 235 cv; e a híbrida T8, de 407 cv). A transmissão é automática de oito velocidades e a tração é integral com atuação sob demanda específica. O SUV possui tecnologia de condução semiautônoma, com assistente dotado de sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. Preços vão de R$ 366.950 à R$ 537.950.

Últimas de Automania