Mostra sobre a Condessa de Barral vai até fevereiro no CCBB

Exposição apresenta acervo inédito da educadora das princesas Isabel e Leopoldina

Por O Dia

Rio - A Exposição Condessa de Barral: cartas e imagens, patrocinada pela FAPERJ, com curadoria de Ana Cristina Monteiro Francisco e Maria Celi Chaves Vasconcelos, apresenta um acervo inédito pertencente à Luiza Margarida Portugal de Barros, escolhida por D. Pedro II para ser a educadora das Princesas Isabel e Leopoldina.

A mostra acontece no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até o dia 14 de fevereiro de 2015. Todo o material ficou durante mais de um século sob a guarda exclusiva dos descendentes da Condessa.

Exposição vai até fevereiro de 2015Divulgação

Dentre os objetos expostos estão o livro original Dom Quixote lido para as irmãs, os boletins de estudos, cadernos de geologia, zootecnia, poesias em latim, além do extenso cronograma de estudos iniciados às 6h com término às 21h30 durante seis dias da semana e pertences pessoais e originais da Condessa como binóculo, daguerreótipos, sinetes e cardápios confeccionados por ela a pedido da Princesa Isabel para os festejos da Família Imperial.

A equipe responsável pela apresentação e composição do projeto conta com Alexandre Diniz, responsável pelo projeto expográfico, Daniela Chindler – proposta educativa, Giulia Buratta – produção e Graziela Domingues, coordenadora geral do projeto e diretora da empresa Graviola Produções.

Últimas de Diversão