'Pélfie': Conheça a nova febre do verão

De pernas para o ar, na praia, na piscina ou até em alto-mar, a moda (com direito a famosos aderindo) é tirar fotos dos próprios pés

Por O Dia

Rio - A onda veio e quase estragou a foto da arquivista Helena Moreira, 29, que estava de pernas para o ar no mar da Ilha de Boipeba, na Bahia. “Dei uma cambalhota na água e queria fazer uma ‘selfie’ dos meus pés. Já fiz isso em diversas situações, e nessa me esforcei!”, brinca. Peraí, ‘selfie’ dos pés? Sim, e não é só ela que faz isso. Até famosos, como nas fotos lá embaixo, estão aderindo ao ‘pélfie’ (termo usado também para selfies de animais de estimação, ‘pets’ em inglês) ou ‘footselfie’. 

Diga ‘xis’ e ‘glub’%3A a cambalhota de Helena Moreira que virou fotoarquivo pessoal


O clima de verão e de férias é perfeito para jogar os pés para cima — ou enterrá-los na areia, ou mergulhá-los no mar — e fazer cliques. “Ih, já fiz isso em várias viagens, até fora do Brasil. É bem legal e bem diferente”, diz Mariana Nunes, 30, ao lado da irmã Marina, 22, ambas de Florianópolis e aproveitando o sol da Praia do Leme com os (belos) pezinhos à mostra e um smartphone na mão. Curtindo uma praia com parentes, a decoradora Clara Barros, 43, sacou o celular da bolsa e tentou juntar 16 (!) pés numa pequena foto para o Instagram. 

Ela e as primas Regina Gonçalves e Valéria Queiroz também são adeptas dos ‘pélfies’. “Isso de tirar foto dos pés tem tudo a ver com o espírito informal do carioca. O pé é uma parte do corpo que representa isso”, diz Valéria, arriscando uma explicação para a moda de ‘selfies’ nada convencionais. “E o melhor lugar para fazer isso é a praia, que é ótima de se ficar durante o calor.”

Na praia%3A Clara Barros (de celular na mão) e a difícil tarefa de unir 16 (!) pés num ‘pélfie’ de família para o InstagramMaíra Coelho / Agência O Dia

A pesquisadora Luciana Xavier, 34, faz parte da velha guarda dos ‘pélfies’. “Nos anos 90, tirei uma foto do meu pé e dos pés dos meus melhores amigos. Era máquina de filme ainda e minha mãe brigou porque gastei foto à toa”, brinca. “Acho essa onda legal, porque, para quem não tem fetiche podólatra, o pé fica meio menosprezado. Lembram do rosto, da bunda, até das mãos, mas nunca dos pés.”

Opa, fetiche? Bom, antes que os mais safadinhos comecem a babar nos melhores ‘pélfies’, a sexóloga e colunista do DIA Regina Navarro Lins diz que nem vê muito disso na onda. “É uma tendência, as pessoas estão se expondo mais. Escrevem tudo nas redes sociais, até se vão à aula de inglês ou se estão indo ao banheiro. E mostram o corpo. Daqui a pouco tem até ‘selfie’ de joelho”, brinca. “Mas é algo muito recente. Tem que observar primeiro para não cair em interpretações-clichê.”  

PÉS BONITOS PARA O INSTAGRAM

‘Pélfies’ são marcadas pela descontração. Mas quem não quer tirar onda com pés bonitos? “No verão, recomendamos usar calçados confortáveis e não pintar muito as unhas, porque elas estragam com a combinação de esmalte, sol, mar e piscina”, diz Renata Costa, podóloga do Spé — Spa do Pé de Copacabana, e que já reparou na onda dos ‘pélfies’. “Tem gente que faz isso aqui enquanto trata do pé”, brinca. Já a bailarina Ana Botafogo recomenda idas ao podólogo. “Protejo os dedos dos pés com esparadrapo e cuido para não ter inflamações nos cantos das unhas”, diz Ana, que também não é de pintar as unhas dos pés. “Fico muitas horas com sapatilha de ponta e forço muito a musculatura, mas meus pés não estão entre os mais feios, não, hein?”, brinca.


Últimas de Diversão