Homenageado na Europa, Tito Vilanova é sepultado em sua cidade natal

Ex-treinador do Barcelona, faleceu devido a complicações de um câncer naglândula parótida

Por O Dia

Espanha - O ex-treinador do Barcelona Tito Vilanova foi enterrado na tarde deste sábado em sua cidade natal, Bellcaire d'Emporda, no nordeste da Espanha, confirmou à Agência Efe uma fonte do clube catalão. A família preparou uma cerimônia reservada para o enterro de Vilanova, que morreu ontem aos 45 anos vítima de um câncer, contra o qual lutava havia mais de dois anos.

Em vários jogos deste sábado na Espanha e em toda a Europa foi respeitado um minuto de silêncio, como no estádio na Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, equipe comandada por Josep Guardiola, grande amigo do técnico. Em Barcelona, mais de 10 mil pessoas já passaram pelo Camp Nou, onde o clube reservou um espaço para que os torcedores deixem sua homenagem a Vilanova, que treinou o time catalão no ano passado e foi auxiliar de Guardiola nas quatro temporadas anteriores.

Barcelona fez homenagens a Tito VilanovaReuters

Os primeiros a chegarem ao local foram os jogadores do Barça, que se reuniram para assinar o livro de condolências, tal como os diretores do clube, e se aproximaram da fotografia de Vilanova para respeitar um minuto de silêncio. O capitão Carles Puyol foi o porta-voz do elenco e admitiu que o time está muito abalado pela morte do antigo chefe. "Ele (Vilanova) foi um exemplo para todos nós. Nunca desistiu e lutou até o último dia.

Foi uma caminhada muito dura e tentamos ajudá-lo em tudo o que podíamos", destacou o zagueiro. Também esteve presente o presidente do Espanyol, Joan Collet, que lembrou de Dani Jarque - jogador do clube que morreu vítima de um ataque cardíaco em 2009 -, e expressou apoio à família e amigos de Vilanova, assim como a todos os torcedores do Barça. Uma missa está prevista para a próxima segunda-feira na catedral de Barcelona, ato que encerrará os três dias de luto decretados pelo clube.

Últimas de Esporte