Chuvas afetam mais de 9,6 mil pessoas no Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil, das 88 cidades atingidas por temporais, 34 declararam situação de emergência e uma de calamidade pública

Por O Dia

Rio Grande do Sul - As chuvas dos últimos dias têm causado muitos transtornos para a população do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Defesa Civil, 3.094 pessoas estão desabrigadas, em ginásios, albergues e outros espaços do poder público, e 6.580 desalojados, que foram para casas de parentes, amigos e vizinhos.

Ainda de acordo com o órgão gaúcho, 88 cidades foram atingidas, sendo que 34 declararam situação de emergência e uma, Iraí, na Região Norte, de calamidade pública.

Rio do Sul é um dos 15 municípios de SC que decretaram estado de emergência por causa das chuvasDivulgação

As regiões mais afetadas do estado são a Norte, Nordeste e Fronteira Oeste. Municípios onde choveu pouco também estão sendo afetadas pelas cheias dos rios. Em São Borja, o Rio Uruguai atingiu 16,5 metros nesta terça-feira.

A Defesa Civil reforça os pedidos de donativos. “Estamos necessitando que as pessoas doem roupas, especialmente quentes, como casacos de lã, além de cobertores, colchões, material de cama, calçados, enfim tudo aquilo que os cidadãos puderem doar”, disse o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, ao site do governo estadual.

Quem quiser saber sobre locais de coleta de donativos pode entrar em contato com a Central de Doações pelos telefones (51) 3288-6781 ou (51) 8443-7446. O site da Defesa Civil também disponibiliza a lista com os principais postos de coleta na capital e no interior.

Últimas de _legado_Brasil