O tempero dos ritmos latinos aplicado à música brasileira

Orquestra Original de Música Latina comanda a Roda Cultural do Sesc Campos

Por O Dia

Rio - Ritmos da cultura afro-caribenha com sotaque carioca. Assim pode ser definido o som da Orquestra La Original de Música Latina, que se apresenta no sábado, no Sesc Campos, às 15h. O concerto integra a Roda Cultural, evento do Sesc RJ com atrações gratuitas e classificação livre. A programação ainda terá oficina de artes visuais, dança, artes cênicas, literatura e cinema. As atividades começam às 10h.

A Orquestra La Original de Música Latina apresentará as canções do EP 'Salsa Carioca', com arranjos inusitados e originais para clássicos da música latina e versões da MPB, apimentadas com salsa e ritmos afro-caribenhos.

Sediada no Rio%2C a Orquestra La Original de Musica Latina apresenta um repertório de versões inusitadas e originais para clássicos da MPBDivulgação

Com direção musical do percussionista argentino Agustin Rios, a banda é formada por artistas de diferentes países da América Latina e com experiência no cenário musical brasileiro. Dessa forma, sentem-se à vontade para criar roupagens com elementos da salsa, cumbia, rumba, bomba, bolero e merengue para obras de Tim Maia, Djavan, Bebeto, Jorge Benjor e Clara Nunes, entre outros. Destaque para os tambores, que expressam ritos e crenças.

Durante o show, a Orquestra La Original de Música Latina também toca os clássicos do repertório latino, de artistas como o venezuelano Oscar de Leon, o colombiano Joe Arroyo, o porto-riquenho Cheo Feliciano e os compositores cubanos do Buena Vista Social Club. No repertório, a banda ainda apresenta obras dos contemporâneos Yuri Buenaventura, da Colômbia, e Isaac Delgado, de Cuba, além do grupo Spanish Harlem Orquestra, dos Estados Unidos.

Atualmente baseada no Rio de Janeiro, a Orquestra La Original de Música Latina é formada por Leandro Corin (voz), Agustin Rios, Plinio Pino, Sergio Arriola (percussão), Reinaldo Godoy, Emerson Costa, Juan Phelipe (metais) e Joe Lima (contrabaixo).

Mais atrações da Roda Cultural

LITERATURA

Às 10h, dando início à programação, os artistas Julia Pastore e Gabriel Otoni comandam o espetáculo 'Terra Vênus', em que encenam histórias autorais utilizando diversos recursos cênicos como música, manipulação de bonecos, objetos e máscaras teatrais. A apresentação vai se repetir às 15h. O espetáculo tem duração de 45 minutos.

ARTES CÊNICAS

O 'Fuzuêzinho' é um espetáculo interativo com dança, música ao vivo e contação de histórias. Os temas abordados permeiam o folclore nacional e a temática afrodescendente. A atração, que começa às 11h, tem caráter educacional e classificação livre.

AUDIOVISUAL

No filme de animação 'Kubo e as Cordas Mágicas', que será exibido às 12h30, o personagem principal, Kubo, leva uma vida tranquila com sua mãe numa pequena vila no Japão. Até que um espírito vingativo do passado faz com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai. O filme é uma produção americana de 2016, dirigida por Travis Knight. O filme tem classificação livre e duração de 102 minutos.

ARTES VISUAIS

A oficina 'S.pacial', entre 14h e 16h, pretende resgatar o interesse das crianças por brincadeiras criativas que possam despertar o potencial artístico. Ao mostrar uma nova vertente de brincadeiras, o projeto contribui para a formação de indivíduos mais críticos e criativos. São 40 vagas para crianças entre 7 e 10 anos.

 

Últimas de _legado_Projeto Transformação