01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Estilo industrial dentro de casa

Materiais brutos e instalações aparentes podem compor a decoração

Por Cristiane Campos

Inspirada em Nova York, decoração com estruturas expostas com tijolos e cimentos vira tendência
Inspirada em Nova York, decoração com estruturas expostas com tijolos e cimentos vira tendência - Divulgação

O conceito de trazer o charme dos materiais brutos e das instalações aparentes de projetos industriais para dentro de casa está em alta. A ideia surgiu em Nova York, quando galpões passaram a ser transformados em lofts modernos. Entre as principais características deste estilo, estão os espaços amplos e rudimentares, com suas estruturas expostas, em contraste com uma decoração sofisticada, unindo o moderno e o chique.

A tendência pode ser vista no projeto do designer de interiores Lucas Barbosa. No apartamento, foi aplicado dois dos elementos mais usuais ao décor atual: tijolo e cimento. "De forma geral, o estilo industrial é uma tendência contemporânea. Optei pelo uso de cimento queimado e tijolos maciços pela brutalidade que eles me proporcionam. Sem perder, obviamente, o charme e a elegância", explica Lucas.

O estilo industrial, segundo ele, tem a ver com as características primárias das construções, onde acabamentos como tijolos e concreto ficam expostos, deixando a suavidade a cargo da decoração. "Optei pelo uso dos tijolos e cimento próximos, mostrando aos clientes que, apesar da distinta brutalidade, os dois se completam", diz o profissional.

As portas do projeto dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. Já as janelas exploram a iluminação e a ventilação natural. "A otimização de espaços é um dos pontos diretrizes do estilo industrial. A integração dos ambientes permite múltiplas funções em um único espaço, quando, por exemplo, a sala de estar e jantar junto com a cozinha passam a ocupar um só ambiente. Tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade", afirma Lucas.

Para quem pretende investir no conceito, o designer indica acessórios específicos que, juntos com a decoração, se harmonizam. Entre as opções, estão lâmpadas e bancos de metal, um acabamento em materiais rudimentares, uma combinação de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes, instalações aparentes, uso de tijolinhos e concreto exposto.