Reinaldo Paes Barreto: A origem do Dia das Bruxas

Festa que nasceu há séculos no norte da Europa está ligada à terra e às estações do ano

Por O Dia

Rio - Por que se celebra o Dia das Bruxas? Porque esta festa que nasceu há séculos no norte da Europa está ligada à terra e às estações do ano. Ou seja, o fim de outubro que marca o fim do calor e da luminosidade e o início do frio e da escuridão. Daí, algum marketeiro bolou criar uma data meio macabra, meio transgressora, com máscaras de caveiras, vampiros, dirigida às crianças, pela mesma lógica dos contos infantis: o lobo mau. Isto é, desmoralizar o medo, ridicularizar os monstros.

A origem do Dia das BruxasDivulgação

A Igreja vislumbrou a oportunidade de virar pra si "o holofote" e batizou a data como Halloween, uma montagem da expressão inglesa "All Hallows Eve", cuja tradução é "véspera do dia de Todos os Santos". Quando essa moda chegou aos EUA, eles americanizaram a produção acrescentando doces (é a safra da abóbora), dedos de bruxas, melancias "assustadoras". Os adultos, como sempre, aproveitam e vão beber drinques... de sangue!

Ingredientes: 2 iogurtes naturais, 1 pacote de morangos ou amoras congelados, uma boa dose de vinho rosé, cubos de gelo, sorvete de morango. Tudo batido no liquificador com muito gelo e folhas de hortelã.

Reinaldo Paes Barreto é consultor de vinhos e gastronomia