Fluminense aposta nos seus craques para voltar a vencer no Brasileirão

Enderson Moreira espera contar com Ronaldinho Gaúcho e Fred no Fla-Flu para encerrar a sequência de derrotas

Por O Dia

Rio - A possibilidade de contar com Ronaldinho e Fred é o trunfo do técnico Enderson Moreira às vésperas do Fla-Flu. Se o reencontro de R-10 com o ex-clube é praticamente certo, a escalação do camisa 9 ainda é dúvida. Pressionado pela sequência de três derrotas no Brasileiro, o comandante tricolor pretende desfazer as últimas dúvidas sem a presença da imprensa e da torcida no treino da manhã deste sábado, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Fluminense

“Vamos avaliar. Temos mais um treino e algumas horas até o clássico. Ronaldo deve estar apto para o jogo. Fred e Wellington Silva estamos avaliando. Vamos esperar até o último instante”, disse Enderson Moreira.

Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, Fred não joga desde o dia 23 de agosto. Enquanto realizava tratamento intensivo, foi desfalque contra Paysandu, Atlético-MG e Corinthians. No início do treino de ontem, o camisa 9 não apareceu no gramado com os demais companheiros e aumentou os rumores de que estaria fora do Fla-Flu. Depois de cumprir o programação de exercícios na academia, Fred foi a campo, treinou com bola e deixou o torcedor otimista.

Ronaldinho e Fred podem reforçar o Fluminense no clássico com o FlamengoDivulgação Fluminense

A definição sobre o aproveitamento de Ronaldinho parece mais clara. Preservado contra o Corinthians, ele ‘ganhou’ cinco dias para aprimorar a forma física e técnica visado ao clássico. Vaiado pela primeira vez, na derrota o Atlético-MG, o apoiador foi publicamente defendido pelo presidente Peter Siemsen.

Paciente, Enderson Moreira tem consciência de que R-10 não é o mesmo que comandou o Galo na conquista da Libertadores de 2013, mas crê na contribuição do astro: “Ronaldo precisa evoluir. Futebol não é mágica. Ele é genial, pode decidir o jogo num lance, mas quando a competitividade não é aliada ao aspecto físico, o técnico não sobressai”, frisou Enderson.

PROBLEMAS NA DEFESA PREOCUPAM

Com problemas na defesa, o técnico Enderson Moreira analisa as alternativas para recompor o setor no Fla-Flu. Na lateral direita, a equipe encontra o maior problema. Suspenso, Renato está fora, enquanto o titular, Wellington Silva, voltou a treinar com bola apenas ontem. Recuperado de lesão na coxa direita, ele ficou fora das últimas quatro partidas.

Campeão brasileiro sub-20, o lateral-direito Breno Santos treinou ontem pela primeira vez entre os profissionais e pode ser opção no banco. Caso Wellington Silva seja vetado, Jean deve ser improvisado e Pierre herdaria a vaga no meio. Vetado contra o Corinthians, Gum, recuperado de dores musculares, deve formar a dupla de zaga com Henrique. Antônio Carlos, suspenso, e Marlon, a serviço da Seleção olímpica, são os outros desfalques no setor.