Papa Francisco opta por papamóvel 'humilde' na JMJ

Pontífice vai circular pelas ruas do Rio com o 'simples' Mercedes G500, no lugar do atual modelo ML

Por O Dia

Rio - A disponibilidade do Papa Francisco de estar junto do povo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, parece estar expressa também no modelo de papamóvel que o pontífice vai usar. Isso porque o veículo em que o religioso vai circular pelas ruas não é o modelo Mercedes-Benz ML adaptado, mas sim um G 500, mais ‘popular’, pois dispensa a estrutura de proteção que o isola dos fiéis.

Papamóvel da Jornada Mundial da Juventude será um modelo G 500Severino Silva


Um classe G semelhante também foi utilizado pelo papa João Paulo II, quando foi adotado o nome ‘papamóvel’.

O veículo oficial do líder da Igreja Católica é pintado na cor branca diamante. Se o G 500 teve suas características mecânicas preservadas, debaixo do capô estará um motor V8 5.4 litros de 382 cv de potência. Associado ao propulsor está um câmbio automático de sete velocidades e tração integral. O conjunto proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 210 km/h, recursos que o modelo do pontífice não precisa utilizar.

Os ‘papamóveis’ são utilizados pelos Papas desde 1930. O primeiro deles foi um Nürburg 460 Pullman. Aqueles que já deixaram de ser utilizados podem ser vistos no Vaticano e no Museu da Mercedes-Benz, na Alemanha.

Religioso dispensou o modelo requintado e mais seguro para a JMJDivulgação


Últimas de _legado_Automania