Travestis são baleadas em Madureira

As vítimas, que usam o nome social de Jady e Beyoncé, de 19 e 27 anos, foram levadas ao Hospital Municipal Salgado Filho

Por O Dia

Rio - A Polícia Civil investiga a motivação do ataque a tiros contra duas travestis em uma das áreas mais movimentadas de Madureira, na Zona Norte, na noite de quarta-feira. Elas foram baleadas perto da esquina da Travessa Almerinda com a Rua Carolina Machado por um homem, ainda não identificado, que passava a pé pelo local.

A área tem muitos bares e boates, e as vítimas, que usam o nome social de Jady e Beyoncé, de 19 e 27 anos, respectivamente, foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.  Entre as linhas de investigação estão uma disputa por ponto de prostituição e homofobia. “No hospital, uma das vítimas contou que tinha acabado de chegar ao local e ficou conversando com duas amigas, além de taxistas. Em seguida, ela ouviu alguns tiros e só tiveram tempo de correr, mas foram atingidas. Disse não conhecer o autor dos disparos”, comentou um agente da 29ª DP (Madureira), onde o caso foi registrado.

ATINGIDA POR TRÊS TIROS

O caso mais grave aconteceu com Beyoncé, que foi atingida com três tiros: no ouvido, no glúteo e em uma das mãos. O estado de saúde dela é estável, mas precisou ficar internada porque será submetida a uma cirurgia no rosto para reconstruir a área do maxilar.

A vítima teria dito ainda ao policial, no hospital, que o atirador era um homem pardo, aparentando ter de 35 a 40 anos. Policiais informaram que não havia câmeras de segurança no local, mas que estão em busca de mais testemunhas para identificar a autoria do crime.

Ativista de defesa dos direitos LGBT, Bárbara Aires disse que a maioria dos casos de violência contra travestis é de agressões gratuitas. “Diariamente, na rua, a gente é exposta à violência. Nos jogam urina, cocô, jatos de extintor de incêndio. A maioria das agressões tem o viés machista, como se dissessem: se você quer ser mulher, tem que apanhar como mulher”, contou Bárbara.


Últimas de Rio De Janeiro