Zona Portuária tem mudanças no trânsito nesta segunda-feira

Principais ruas da área estão interditadas. Elevado do Joá também será fechado

Por O Dia

Rio - O carioca vai notar diferenças no trânsito nesta segunda-feira ao ir para o trabalho. Algumas das principais vias da Zona Portuária estão interditadas desde sábado para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Programada para começar no fim de semana passado, a interdição de duas vias da Avenida Rodrigues Alves foi adiada para o próximo sábado, quando ocorre a demolição do último trecho da Perimetral.

A recomendação da prefeitura para reduzir os engarrafamentos continua sendo evitar a região, quando possível, e dar preferência ao transporte público. De acordo com o planejamento da CET-Rio, um Painel de Mensagens Variáveis (PMV) atualizará informações sobre a rota de forma permanente para auxiliar os motoristas que passarem pela região.

A Rua Pedro Ernesto, na Gamboa, está totalmente interditada. Com o fechamento, a Rua do Propósito passa a operar em mão única no trecho entre as ruas Sacadura Cabral e da Gamboa, no sentido Rivadávia Corrêa. A Rua do Livramento, por sua vez, terá fluxo no sentido Sacadura Cabral, enquanto o trecho entre as ruas Pedro Ernesto e Livramento da Rua Leôncio de Albuquerque também muda, com operação no sentido Rua do Livramento. Devido à interdição, as linhas de ônibus passarão a circular pela Livramento, para onde serão transferidos os pontos.

Para aumentar a fluidez do trânsito, o estacionamento será proibido na Rua do Propósito (entre as ruas da Gamboa e Sacadura Cabral) e na Rua Leôncio de Albuquerque (entre as ruas Pedro Ernesto e Livramento). Do lado esquerdo da Sacadura Cabral, entre as ruas do Livramento e Propósito, o estacionamento está liberado.

Elevado do Joá é fechado

Também a partir desta segunda-feira, o Elevado do Joá será interditado por 150 dias para obras estruturais, no sentido Barra da Tijuca (pista superior). A intervenção ocorrerá sempre das 23h50 às 5h dos dias seguintes, com exceção de feriados e vésperas de feriados. Durante o período de interdição, os motoristas que saem de São Conrado com destino à Barra da Tijuca terão como alternativa seguir pela Estrada do Joá.

Já na região central, no próximo sábado, serão interditadas as duas pistas da Avenida Rodrigues Alves, no bairro de Santo Cristo, no trecho entre o estacionamento da Rodoviária Novo Rio e a Avenida Professor Pereira Reis.

Últimas de _legado_O Dia 24 Horas