Esporte democrático e inclusivo chega a Niterói

Na próxima semana, cidade vai sediar o 36º Campeonato Mundial de Shuffleboard, tradicional modalidade inglesa

Por O Dia

Rio - Niterói se prepara para sediar etapa do 36º Campeonato Mundial de Shuffleboard. A competição, que será realizada entre os dias 24 e 28 de julho, acontecerá no ginásio do Centro Cultural e Esportivo La Salle, em Icaraí. No total, são esperados cerca de 85 competidores de delegações de vários países — Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão, Noruega, Reino Unido e Brasil.

Organizada pela Associação Brasileira de Shuffleboard (ABS), juntamente com a International Shuffleboard Association, e apoio da Prefeitura de Niterói, a escolha da cidade como sede do Campeonato Mundial tem lá sua razão de ser. Afinal, o município concentra a maior parte dos jogadores da seleção brasileira, com oito dos doze atletas.

“Mais uma vez, Niterói fará história. Já somos a capital da vela, fomos sede do mundial de boadyboard.Fizemos bonito também recebendo o circuito de vôlei, canoa havaiana, surf, futsal e beach tennis, entre outros esportes.Com o shuffleboard, a cidade novamente sai na frente, com a prática e apoio a uma modalidade esportiva diferente e que congrega atletas de todas as idades”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas.

Niterói sediará campeonato de shuffleboardDivulgação

Apesar de ainda ser pouco conhecido por aqui, o Brasil vem obtendo bons resultados no shuffleboard. Ano passado, por exemplo, durante torneio disputado por equipes em Orlando, nos Estados Unidos, os brasileiros conseguiram conquistar a medalha de prata, perdendo apenas para os donos da casa.

“O objetivo da ABS é a disseminação da modalidade no Brasil. Com o campeonato mundial acontecendo na nossa casa — Niterói —, que é a capital brasileira do shuffleboard, acreditamos que o evento trará uma grande visibilidade ao esporte, que é fantástico, mas ainda pouco conhecido do grande público”, acredita Bernar Borges, presidente da ABS.

A cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Shuffleboard acontecerá no ginásio do Centro Cultural e Desportivo La Salle (fica na Rua Doutor Paulo César, número 107, em Icaraí), dia 24 de julho, das 8h30 às 10h. Os jogos vão ser realizados, todos os dias, até a sexta-feira, dia 28, sempre de 8h30 às 17h. Quem quiser assistir às partidas, será necessário levar um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos serão doados a instituições de sociais de Niterói.

Últimas de Rio De Janeiro