O vinho brasileiro

Rio Wine and Food Festival vai discutir como comunicar ao mercado o progresso e ajudar as vinícolas a distribuir o produto

Por O Dia

Como estimular o mercado de vinho brasileiro e fazer o público conhecer produtos que têm dificuldades de chegar às prateleiras? Esse vai ser um dos temas da palestra de Diego Bertolini, gerente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), durante a Rio Wine and Food Festival (RWFF), que acontece no Rio, de 15 a 21 de setembro. “Nos últimos 15 anos, investimos muito em tecnologia. Só no Rio Grande do Sul são mais de 600 vinícolas.

Diego Bertolini, gerente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)Divulgação

Mas nosso desafio é comunicar ao mercado esse progresso e ajudar as vinícolas a distribuir o produto. Criamos no Ibravin 280 projetos de promoção coletiva para aumentar a diversidade e ganhar competitividade”, afirma Diego. Entre os cases de maior sucesso, o gerente destaca o projeto Vinhos Brasileiros Premiados, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e o programa Qualidade na Taça, em conjunto com o Sebrae. O primeiro consiste em oferecer oportunidades especiais e adequadas à realidade das pequenas e médias vinícolas da Serra Gaúcha de comercializar produtos em lojas selecionadas da rede de supermercados. Uma seleção de 25 rótulos de quatro pequenas e médias vinícolas — como o espumante moscatel Don Guerino Rosé e o Fausto Chardonnay 2013 — está sendo comercializada em pontos privilegiados em 30 lojas da rede, sendo 27 na grande São Paulo, uma em Brasília, uma no Rio e outra em Fortaleza.

O Grupo Pão de Açúcar forneceu consultoria em assuntos logísticos e financeiros e treinou 80 atendentes de vinhos da rede para que se familiarizassem com os rótulos. Já o projeto Qualidade na Taça tem por objetivo incentivar o consumo do vinho brasileiro por meio do treinamento de atendentes em bares e restaurantes. “Qualificamos os atendentes porque notamos que havia um grande desconhecimento sobre o vinho brasileiro”, explica Diego.

Arte e borbulhas

A exclusiva Maison Perrier-Jouët, que tem tradição de mais de 200 anos na produção de champanhe em Epernay, na França, convidou o artista plástico Vik Muniz para o lançamento da edição limitada Perrier-Jouët Belle Époque Rosé by Vik Muniz. O blend tem chardonnay (50%), pinot noir (45%) e pinot meunier (5%).

Bacalhau e vinho

O restaurante Umas & Ostras, na Tijuca, lança uma ação para os amantes da culinária portuguesa. O cliente que degustar qualquer prato de bacalhau da casa ganhará uma garrafa do vinho português Terras d’el Rei, da vinícola Carmin, da região do Alentejo. Uma boa opção é o tradicional prato de bacalhau à Zé do Pipo ou o bacalhau à portuguesa.

Raridades da Califórnia

A ABS-Rio Flamengo promove hoje uma degustação de vinhos da Califórnia, comandada pela sommelière Ana Maria Gazzola. Na ocasião, alguns rótulos pouco conhecidos <EM>
no mercado serão as estrelas da noite, como o Painter Bridge Cabernet Sauvignon 2011.

OUTROS COPOS

Árabe Rústico

Até o dia 14 dá para aproveitar o Festival de Comida Rústica do Arab, em Copacabana. A chef Vivian Arab aposta em receitas com ingredientes não industrializados, sem qualquer aditivo químico, preparadas de uma forma simples e rudimentar.

Gostinho de Cuba

A Nespresso apresenta o novo lançamento do Limited Edition, o Cubanía, que supera os limites de intensidade dos cafés da marca e atinge o nível 13. Ele é elaborado com grãos Arábico colombiano, capaz de suportar longa torra e ainda manter o sabor, e Robusta indiano, lentamente vaporizado para enaltecer a intensidade e o amargor do blend.

Arte na massa

Pensando em criar uma experiência sensorial única, o artesão de massas Carlos Pissani usou as curvas da cidade, as notas musicais, a magia do cinema, os contornos de uma escultura e as cores de uma tela para elaborar a coleção Arte, da Pissani Massas Gourmet. São 12 novos formatos, texturas e sabores de raviólis, como mussarela defumada com vegetais glaceados, vitela com cebola agridoce e pepitas de chocolate, e o haddock defumado com aspargos verdes, azeitonas pretas e creme de limão.

Últimas de _legado_Notícia