Como estimular o mercado de vinho brasileiro e fazer o público conhecer produtos que têm dificuldades de chegar às prateleiras? Esse vai ser um dos temas da palestra de Diego Bertolini, gerente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), durante a Rio Wine and Food Festival (RWFF), que acontece no Rio, de 15 a 21 de setembro. “Nos últimos 15 anos, investimos muito em tecnologia. Só no Rio Grande do Sul são mais de 600 vinícolas.

Mas nosso desafio é comunicar ao mercado esse progresso e ajudar as vinícolas a distribuir o produto. Criamos no Ibravin 280 projetos de promoção coletiva para aumentar a diversidade e ganhar competitividade”, afirma Diego. Entre os cases de maior sucesso, o gerente destaca o projeto Vinhos Brasileiros Premiados, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, e o programa Qualidade na Taça, em conjunto com o Sebrae. O primeiro consiste em oferecer oportunidades especiais e adequadas à realidade das pequenas e médias vinícolas da Serra Gaúcha de comercializar produtos em lojas selecionadas da rede de supermercados. Uma seleção de 25 rótulos de quatro pequenas e médias vinícolas — como o espumante moscatel Don Guerino Rosé e o Fausto Chardonnay 2013 — está sendo comercializada em pontos privilegiados em 30 lojas da rede, sendo 27 na grande São Paulo, uma em Brasília, uma no Rio e outra em Fortaleza.
O Grupo Pão de Açúcar forneceu consultoria em assuntos logísticos e financeiros e treinou 80 atendentes de vinhos da rede para que se familiarizassem com os rótulos. Já o projeto Qualidade na Taça tem por objetivo incentivar o consumo do vinho brasileiro por meio do treinamento de atendentes em bares e restaurantes. “Qualificamos os atendentes porque notamos que havia um grande desconhecimento sobre o vinho brasileiro”, explica Diego.
Arte e borbulhas
A exclusiva Maison Perrier-Jouët, que tem tradição de mais de 200 anos na produção de champanhe em Epernay, na França, convidou o artista plástico Vik Muniz para o lançamento da edição limitada Perrier-Jouët Belle Époque Rosé by Vik Muniz. O blend tem chardonnay (50%), pinot noir (45%) e pinot meunier (5%).
Bacalhau e vinho
O restaurante Umas & Ostras, na Tijuca, lança uma ação para os amantes da culinária portuguesa. O cliente que degustar qualquer prato de bacalhau da casa ganhará uma garrafa do vinho português Terras d’el Rei, da vinícola Carmin, da região do Alentejo. Uma boa opção é o tradicional prato de bacalhau à Zé do Pipo ou o bacalhau à portuguesa.
Raridades da Califórnia
A ABS-Rio Flamengo promove hoje uma degustação de vinhos da Califórnia, comandada pela sommelière Ana Maria Gazzola. Na ocasião, alguns rótulos pouco conhecidos <EM>
no mercado serão as estrelas da noite, como o Painter Bridge Cabernet Sauvignon 2011.
OUTROS COPOS
Árabe Rústico
Até o dia 14 dá para aproveitar o Festival de Comida Rústica do Arab, em Copacabana. A chef Vivian Arab aposta em receitas com ingredientes não industrializados, sem qualquer aditivo químico, preparadas de uma forma simples e rudimentar.
Gostinho de Cuba
A Nespresso apresenta o novo lançamento do Limited Edition, o Cubanía, que supera os limites de intensidade dos cafés da marca e atinge o nível 13. Ele é elaborado com grãos Arábico colombiano, capaz de suportar longa torra e ainda manter o sabor, e Robusta indiano, lentamente vaporizado para enaltecer a intensidade e o amargor do blend.
Arte na massa
Pensando em criar uma experiência sensorial única, o artesão de massas Carlos Pissani usou as curvas da cidade, as notas musicais, a magia do cinema, os contornos de uma escultura e as cores de uma tela para elaborar a coleção Arte, da Pissani Massas Gourmet. São 12 novos formatos, texturas e sabores de raviólis, como mussarela defumada com vegetais glaceados, vitela com cebola agridoce e pepitas de chocolate, e o haddock defumado com aspargos verdes, azeitonas pretas e creme de limão.