Mercado retoma o crescimento

Federação do setor automotivo registrou alta de cerca de 21% em outubro, em comparação a 2016

Por O Dia

Reaquecimento do mercado de venda de automóveis. Local: Barrafor, em Campinho
Reaquecimento do mercado de venda de automóveis. Local: Barrafor, em Campinho - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

O mercado de automóveis brasileiro está retomando o crescimento das vendas. É o que aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade do setor divulgou seus números para o mês de outubro e acumulado do ano: com base nos emplacamentos de veículos registrados pelo Denatran em outubro, foram comercializadas 282.363 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Este volume representa alta de 20,98% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando foram emplacados 233.393 veículos. Também houve alta de 2,26% na comparação com setembro, quando as vendas totalizaram 276.116 unidades.

No acumulado dos 10 meses deste ano, foram comercializados 2.635.130 veículos, o que representa 0,8% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram licenciadas 2.614.269 unidades. "Este é o primeiro mês em que observamos resultados positivos para todos os segmentos somados, o que nos mostra uma evidente tendência de recuperação do setor para os próximos meses", analisa Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Leves

As vendas de automóveis e comerciais leves somaram, em outubro deste ano, 196.635 unidades, o que representa um crescimento bem significativo: 26,98% em relação aos 154.856 veículos registrados em outubro de 2016. Com relação a setembro (193.570), o resultado aponta alta de 1,58%.

No acumulado do ano, esses segmentos também cresceram 9,69%, chegando a 1.770.167 unidades comercializadas de janeiro a outubro, contra 1.613.783 no mesmo período do ano passado, segundo o levantamento feito pela entidade.

Usados

Já os números da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) também evidenciam crescimento, de 1,1% em relação ao resultado obtido em setembro. Os dados comparativos com o mesmo mês de 2016, mostram uma evolução positiva de 15,1%. Também o acumulado de 2017, sobre o mesmo período do ano passado, mostra um resultado positivo de 8,2%.

Galeria de Fotos

Reaquecimento do mercado de venda de automóveis. Local: Barrafor, em Campinho Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Automania - Reaquecimento do mercado de venda de automóvieis. Local: Barrafor, rua Cândido Benício, 200 - Campinho. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Automania - Reaquecimento do mercado de venda de automóvieis. Local: Barrafor, rua Cândido Benício, 200 - Campinho. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Com novas estratégias para a mobilidade, montadoras devem experimentar crescimento do mercado automobilístico Reprodução Internet
Audi A3 sedã Marcellus Leitão
Audi A3 sedã Marcellus Leitão

Comentários

Últimas de Automania