Em tempo de temperaturas altas no Rio, confira locais para se refrescar

Em alguns locais como a Cave Beer, o termômetro pode chegar até sete graus negativos

Por O Dia

Rio - Lá no Senegal, o pessoal certamente comenta quando o termômetro enlouquece: “O calor hoje está carioca”. Quem duvida? Em matéria de suor, nosso verão é imbatível. Sentir frio vira obsessão. Se a vontade é de entrar dentro da geladeira para descansar, e sair de lá com a cerveja salvadora, a boa notícia é que o sonho se tornou realidade. E não é preciso esquentar demais a cabeça para descobrir que o lazer gelado existe, envolve ótimos programas culturais e até atividades que exigem certo esforço físico.

Lucas Leão e Jeanne Yepez se refrescam na câmara refrigerada do Posto IpirangaMárcio Mercante / Agência O Dia

“Minha praia é aqui na pista mesmo, patinando a gente sente frio”, diz Crystiam Araújo, de 20 anos, instrutor de patinação do Norte On Ice, onde a temperatura no chão de gelo chega aos 20 graus negativos. “Tem gente que vem aqui só pelo frescor”, conta, sobre o espaço em ambiente fechado no estacionamento (quentíssimo) do NorteShopping.

Para quem curte uma cerveja — quase um remédio em janeiro —, é possível bater o queixo nas lojas de conveniência de algumas unidades dos postos Ipiranga, com o advento das Beer Caves: câmaras refrigeradas onde o freguês escolhe entre cerca de cem rótulos de todas as partes do mundo.

Quem tirou onda de Polo Norte por lá foram os amigos Lucas Leão, 27, e Jeanne Yepez, 24, que elegeram boas garrafas nas prateleiras enquanto o termômetro da ‘casinha’ marcava -7°C. “Verão é a hora da cerveja gelada, se puder escolher dentro da geladeira fica melhor ainda”, diz Jeanne, produtora da festa Manie Dansante, que no sábado (24) será convidada pela Pool Me In, e vai rolar na piscina de uma mansão na Glória, outro programa refrescante.

E Lucas opina: “Depois de um show na praia, congelar um pouco aqui dentro não é má ideia”, diz o baterista das bandas Fuzzcas e Beach Combers, que toca hoje, às 17h, no calçadão de Ipanema.
Assim que o verão pintou com seu bafo extraordinário, a cenógrafa Letícia Ponzi, 34, formou com amigas um grupo na internet para trocar ideias sobre lugares frios para ir com as crianças, e a diversão tem sido instrutiva.

“Opções de lazer cultural são ótimas escapadas do calor, que é ainda pior para os pequenos. Unimos o útil ao agradável e visitamos lugares como a Biblioteca Parque Estadual, onde todos aproveitam”, afirma Letícia, mãe de Augusto, de quase 3 anos.

O espaço multicultural, com ênfase na literatura, virou um oásis ao lado da Saara, na tórrida Avenida Presidente Vargas, e o termômetro por lá estaciona nos 20 graus, temperatura importante para a conservação dos livros (e do bom humor, dizem).

É assim também nas exposições da bela Casa Daros, em Botafogo, que deixa o ar-condicionado nos 22 graus e já ganhou fama pela temperatura agradável. Ou nos três teatros do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de temperatura semelhante: “Lá é bom até levar um casaquinho”, diz a atriz e produtora Marta Paret, frequentadora dos teatros e eventos da instituição.

Outro lugar gelado onde um abrigo ou ‘cobertor de orelha’ costumam cair bem é o cinema, e frequentadores indicam o Kinoplex São Luiz, no Largo do Machado, como um dos mais frios. Em tempo: está em cartaz por lá ‘Os Pinguins de Madagascar’.

ROTEIRO REFRESCANTE

BEER CAVE. A câmara fria de cervejas variadas está disponível em lojas am/pm de postos Ipiranga como o da Rua Francisco Eugênio, em São Cristóvão, e Epitácio Pessoa, na Fonte da Saudade.

BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL.
O programa de férias tem como tema ‘Literatura Fantástica e Maravilhosa’, com eventos como a exposição gratuita ‘Thanara Schönardie — Meu Pedacinho de Chão’, com figurinos da novela. Av. Presidente Vargas 126, Centro (2332-7225).

CASA DAROS. Além de atividades gratuitas infantis, a casa exibe as exposições ‘Ilusões’, e ‘Rubens Gerchman: com a Demissão no Bolso’. Rua General Severiano 159, Botafogo (2138-0850).

CCBB. A programação teatral inclui quatro peças: ‘Eu Não Dava Praquilo’ (Teatro I), ‘Hora Amarela’ (Teatro II), ‘Bonitinha Mas Ordinária’ (Teatro III), e ‘Os Que Ficam’, no 2º Andar. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020).

KINOPLEX SÃO LUIZ. São quatro salas que exibem filmes como ‘Os Pinguins de Madagascar’, ‘Invencível’ e ‘Loucas Pra Casar’. Rua do Catete 311, Largo do Machado (2461-2461).

NORTE ON ICE. Aberta hoje das 13h às 21h, com entrada a R$ 40 para uma hora de diversão, a pista oferece aulas pagas de patinação artística com professores como Júlia Alonso. Norte Shopping. Av. Dom Hélder Camara 5332, Cachambi (2178-4606).

Últimas de Diversão