União da Ilha traz enredo sobre busca da beleza com 'selfies' em alas

Numa alegoria, um ringue de UFC simulará uma luta de estilistas de moda e grifes de luxo serão parodiadas

Por O Dia

Rio - A moda do verão vai invadir o desfile da União da Ilha. O famoso ‘selfie’ estará espalhado por alas e num carro alegórico, em que uma escultura de Hércules, o herói da mitologia grega, vai se render ao autorretrato. No enredo ‘Beleza Pura!’, a escola da Ilha do Governador promete arrancar gargalhadas do público. Numa alegoria, um ringue de UFC simulará uma luta de estilistas de moda. Grifes de luxo serão parodiadas: Prada será Praga. No fim do desfile, uma cirurgia plástica numa escultura será feita ao vivo.

No comando do mundo do glamour está o carnavalesco da Ilha, Alex de Souza. A ideia do enredo é dele e foi colocada em prática no momento certo. “Vivemos numa época em que redes sociais são supervalorizadas e as pessoas fazem de tudo pela beleza. Quero que este Carnaval seja de reflexão, o mundo não é só de aparências”, explicou Alex. Para fazer o folião refletir, nada melhor do que a piada. “O desfile começa com uma história, mas à medida que passa, vai virando sarcástico”, completou o carnavalesco. Prova disso é o setor sobre culto ao corpo, onde até divindades farão de tudo para manter a forma.


“Vai ter o frango, que é o fracote, brigando com o rato. O gordão querendo ficar sarado. Até o espinafre do Popeye será usado como suplemento para ganhar corpo”, contou Alex. Nessa alegoria, com o Olimpo em forma de academia, centenas de espelhos servirão de cenário para vários ‘selfies’. “Vamos mostrar essa obsessão das pessoas tirando foto na academia, como aquele cara que tem 300 fotos no Facebook sem camisa”, brincou o carnavalesco da Ilha.

Andreia Martins%2C Dani Sperle e Chris Moreno%2C musas da União da Ilha%2C estarão num carro que representará a busca pela eterna juventude%3A os ‘selfies’ vão dominar a AvenidaMárcio Mercante / Agência O Dia

Cleópatra, que tomava banho de leite de cabra para manter-se bela, ganhará uma homenagem irreverente. “Ela virá num tripé em formato de banheira, com cabras cansadas e revoltadas por estarem ali. A Cleópatra será representada por uma pessoa com 150 quilos”, adiantou Alex. No carro alegórico do sexto setor, um telão vai mostrar as transformações das fotos pelo Photoshop. Em volta da alegoria, lolitas e modelos pin-up ganharão vida. Marilyn Monroe, estrela de Hollywood, virá representada pela atriz Juliana Paiva.


O carnavalesco Alex Souza quer fazer rir e pensar%3A paródia com grifesFernando Souza / Agência O Dia

Vaidade rima com musa

Para conquistar uma boa posição neste Carnaval, a União da Ilha vai repetir a mesma fórmula de 2014, quando levou para a Avenida um enredo sobre brinquedos e jogos e chegou em quarto lugar. “Vamos repetir a dose de personagens infantis, que deu muito certo”, explicou Alex de Souza. O quarto carro é prova disso, com o Patinho Feio, que dividirá espaço com a Pata Feia num lago cheio de sapos. Atrás deles, uma cisne linda fará o contraponto da beleza.

O abre-alas da Ilha é sobre a natureza, em que uma lagarta vira borboleta. A segunda alegoria trará Narciso, personagem da mitologia grega, famoso por sua beleza, olhando para um imenso espelho. Neste carro haverá esculturas de grandes pintores, como Michelangelo e Caravaggio. O maquiador Fernando Torquatto será Apolo.

A moda virá no terceiro setor. “A ideia é mostrar que, mesmo a pessoa sendo um ‘bagulho’, se estiver bem vestida, fica bonita e atraente”, contou Alex. Lojas ganharão nomes engraçados e as vitrines mudarão durante o desfile. É neste carro que estilistas vão brigar num octógono idêntico ao do UFC. “É para mostrar como são os bastidores da moda”, explica Alex.

No último setor, relógios vão rodar com ponteiros no sentido contrário, para mostrar a luta contra o tempo. A busca pela eterna juventude será representada por componentes vestidos de cirurgiões plásticos, que farão um estica-e-puxa no rosto de um idoso. À frente deste carro, a musa da escola, Dani Sperle, virá de rainha do tempo. “O enredo é maravilhoso e tem tudo a ver comigo porque sou muito vaidosa”, declarou Dani.


Últimas de Carnaval