Coluna do Aposentado: Pedro II abre mais vagas de cursos para idosos

Para este ano, são 190 oportunidades com a inclusão de várias categorias

Por thiago.antunes

Rio -  Lançado no ano passado, o programa “Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade” rendeu frutos. Devido à grande procura e participação de idosos de comunidades carentes, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da tradicional instituição de ensino no Rio ampliou a oferta de cursos gratuitos e de vagas para alunos com mais de 60 anos de idade, independente do nível de escolaridade.

Em 2015, foram 120 vagas para aulas de Espanhol e Informática, poesia, artes, desenho, Tai Chi Chuan e de canto de coral. Para este ano, são 190 oportunidades com a inclusão dos cursos de Alemão, origami e livro criativo.

Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de Tai Chi ChuanDivulgação

De acordo com a diretora de Extensão do CPII, Martha Yvonne, além das aulas ocorrem na unidade de São Cristóvão, o programa também será desenvolvido no campus Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Conforme a coluna publicou em junho do ano passado, o projeto piloto em São Cristóvão inicialmente teria como público alvo a comunidade carente do entorno do colégio. Mas a demanda pelos cursos foi grande e as aulas foram ampliadas este ano.

“Metade dos participantes acabaram vindo de bairros vizinhos e outros municípios. Por isso, a decisão de levar as aulas para a unidade de Caxias. Este ano temos 100 vagas em São Cristóvão e 90, na Baixada”, explicou a diretora, ressaltando que a tendência e expandir o projeto à outras unidades do centenário Pedro II. Assim, abrirá cada vez mais as portas para a comunidade oferecendo cursos e oficinas.

Pelo calendário deste ano, as aulas começam na próxima terça-feira, dia 3, em São Cristóvão, mas as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio. A aula inaugural será amanhã. Em Caxias, a matrícula poderá ser feita até dia 13, sendo que as aulas começam no dia anterior. A aula inaugural será no dia 12 de maio.

Os alunos também terão aulas de artes%2C desenho e livro criativoDivulgação

Para se cadastrar, basta apresentar CPF e carteira de identidade originais e levar uma foto 3x4 recente. Os interessados devem comparecer pessoalmente no 2º andar da Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII, que fica no Campo de São Cristóvão 177. Em Caxias, o colégio está localizado na Rua Doutor Manoel Reis 501. O horário de atendimento vai das 9h às 16h. O resultado será divulgado no site do CPII (www.cp2.g12.br).

De acordo com a organização, os interessados podem se inscrever em quantas atividades quiserem. Mas devem respeitar os dias e horários oferecidos evitando fazer o cadastros em vários cursos gratuitos e não comparecerem.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia