Retrospecto faz do Chile adversário ideal para o Brasil na Copa do Mundo

Seleção brasileira venceu os três jogos que fez contra os chilenos, rivais nas oitavas de final, na história do Mundial

Por O Dia

São Paulo - Líder do Grupo A, o Brasil irá enfrentar o Chile, segundo colocado do grupo B, nas oitavas de final da Copa do Mundo. E não poderia ter adversário melhor, pelo menos segundo o retrospecto. As suas seleções se enfrentaram em três partidas até aqui em Mundiais, todas com vitórias brasileiras.

Na última Copa do Mundo, o Chile foi eliminado pelo BrasilAndré Luiz Mello

O primeiro duelo foi em 1962, no próprio Chile. Na semifinal, o Brasil contou com gols de Garrincha e Vavá, dois de cada, para vencer por 4 a 2. Depois, na decisão, a seleção brasileira bateu a extinta Tchecoslováquia e conquistou o bicampeonato.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

O segundo encontro aconteceu somente 36 anos depois, em 1998, no Mundial realizado na França. A partida valia pelas oitavas de final e o Brasil, com gols de Cesar Sampaio e Ronaldo, goleou por 4 a 1. Na sequência, acabou terminando como vice-campeão ao perder dos franceses.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Na última vez que brasileiros e chilenos ficaram frente a frente foi na Copa da África do Sul, em 2010, novamente nas oitavas de final e com vantagem do time canarinho. Juan, Luis Fabiano e Robinho marcaram na vitória por 3 a 0. O Brasil, porém, caiu diante da Holanda nas quartas de final.

Neste ano, o Brasil irá enfrentar o Chile novamente nas oitavas. A partida será no próximo dia 28, em Belo Horizonte, às 13h.


Reportagem de Pedro Taveira

Últimas de _legado_Copa do Mundo