Grécia arranca vitória heroica sobre a Costa do Marfim e avança na Copa

Com pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, gregos conquistam a vitória e carimbam vaga para as oitavas de final. Eliminados, marfinenses vão embora mais cedo para a casa

Por O Dia

Fortaleza - Quem compareceu ao Castelão, nesta terça-feira, presenciou um dos jogos mais emocionantes até o momento nesta Copa do Mundo. Com uma vitória heroica por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim, com pênalti irregular aos 47 minutos do segundo tempo, a Grécia conquistou pela primeira vez uma vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Os gregos terão pela frente agora a surpreendente Costa Rica, que avançou em primeiro num grupo com três campeões mundiais (Inglaterra, Itália e Uruguai). O duelo será realizado neste domingo, às 17h, na Arena Pernambuco.

Já a Costa do Marfim se despede da Copa do Mundo com um gostinho de que poderia ter ido mais longe na competição. Os africanos conquistaram apenas três pontos em três partidas e alguns jogadores famosos no futebol internacional, como Drogba, Kalou e Yayá Touré, tiveram sua última chance de fazer bonito pela sua seleção.

Grécia conquistou vaga para as oitavas da CopaReuters

O JOGO

Apesar de o jogo ter ares decisivos, a partida começou com propostas distintas das equipes. A Costa do Marfim buscava o ataque pelas laterais do campo com os rápidos Gervinho e Kalou, que tentavam municiar o artilheiro Didier Drogba; e a Grécia se utilizava da tática que os fez aparecer no futebol mundial: uma defesa muito bem postada e jogo no erro do adversário.

Galeria: Confira as melhores imagens do jogo emocionante no Castelão

Nos primeiros minutos de partida, os gregos sofreram com lesões de jogadores importantes. Aos 12 minutos, Kone sentiu fortes dores na coxa direita e foi substituído por Samaris. Com 24, mais uma troca para os europeus. O goleiro Karnerzis sentiu dores nas costas e foi substituído por Glykos. A Costa do Marfim pouco ameaçava a meta grega, pois seus atacantes pareciam estar em um dia pouco inspirado. Já os gregos arriscavam com Salpingidis algumas jogadas pela ponta direita, sobretudo com cruzamentos na área. Mas faltava criatividade no meio campo.

Após tanta luta e pouca inspiração, finalmente um lance perigo na partida. Aos 32 minutos, em contra-ataque, os gregos surpreenderam a defesa marfinense. Samaris tocou para Cholevas, que acertou um lindo chute de fora da área, mas a bola carimbou o travessão de Barry. Na sequência, falta e chute potente de Karagounis para defesa segura do goleirão marfinense.

Grécia abriu o placar com SamarisReuters

O lance animou a Grécia, que deu um alento para aqueles que estavam assistindo a um jogo fraco tecnicamente e anotou o primeiro gol da partida. Aos 42 minutos, após um incrível vacilo da defesa marfinense, Samaris roubou a bola, tabelou com Samaras e não perdoou Barry. O atacante marcou o primeiro gol grego na Copa do Mundo, que até aquele momento poderia ser fundamental para a classificação à próxima fase.

No segundo tempo, precisando de um gol para se classificar, a Costa do Marfim partiu para o ataque em busca da tão sonhada vaga a próxima fase. Mas a Grécia é um time chato e quase aumentou sua vantagem. Com um minuto, Christodoulopoulos emendou um belo chute de longe, mas a bola explodiu no marcador. A resposta marfinense veio em seguida. No contra-ataque, Gervinho trabalhou na entrada da área, serviu Tioté, que pegou de primeira. O chute do volante saiu com força, mas no meio do gol.

Gregos comemoram com Samaras o gol salvador aos 47 do segundo tempoReuters

Com essa chance, os africanos viram que só poderiam furar o ferrolho grego na base do toque de bola dos seus atacantes. Aos 21, Kalou passou por dois marcadores, mandou chute por cima buscando o ângulo, mas errou por muito. Sete minutos depois, veio o gol da redenção marfinense. Gervinho recebeu passe na medida de Kalou, tocou de lado e encontrou Bony sozinho na pequena área. O atacante finalizou no cantinho e sem chance para o goleiro. Era o gol que a Costa do Marfim precisava para se classificar.

Mas o futebol é apaixonante por não ser um esporte justo. Aos 47 minutos do segundo tempo, Samaras foi derrubado por Sio e o ábritro anotou pênalti para os gregos. O atacante mostrou frieza e competência na cobrança para anotar o gol e classificar os europeus pela primeira para as oitavas de final da competilção.

FICHA TÉCNICA

GRÉCIA 2X1 COSTA DO MARFIM

Estádio: Castelão (Fortaleza)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Gols: Samaris (42'1T) (Grécia), Bony (29' 2T), Samaras (47' 2T)
Cartão Amarelo: Drogba (37' 1T), Kalou (16' 2T) (Costa do Marfim), Serey Die (47' 2T)
Cartão Vermelho: -

Grécia: Karnezis (Glykos 23' 1T); Torosidis, Manolas, Sokratis, Holebas; Karagounis, Maniatis, Kone (Samaris 12'1T); Salpingidis, Samaras, Lazaros.

Técnico: Fernando Santos

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Touré, Bamba, Boka; Serey Die, Tioté (Bony 15' 2T); Gervinho(Giovanni Sio 38' 2T), Touré, Kalou; Drogba(Diomandé 34' 2T).

Técnico: Sabri Lamouchi

Últimas de _legado_Copa do Mundo