Integração com a Europa no alvo de presidência interina da Ucrânia

Presidente interino também pede diálogo com a Rússia, e povo invade casa do deposto Viktor

Por O Dia

Rio - A estabilização econômica e a integração com a União Europeia foram os principais assuntos tratados por Oleksander Turchinov, presidente do Parlamento que assumiu ontem a presidência da Ucrânia, após a deposição de Viktor Yanukovich. Enquanto parlamentares determinavam que um governo nacional de coalizão deve ser formado até terça-feira, as ruas de Kiev e prédios oficiais eram tomados e vigiados por milícias e grupos organizados de manifestantes.

Turchinov afirmou, em discurso à nação, que é prioridade “retornar ao caminho da integração europeia”, e colocar as relações com a Rússia em um “patamar novo, de boa vizinhança, que leve em consideração a escolha europeia da Ucrânia”.

A multidão permaneceu formando aglomerações nas ruas de Kiev, tomadas por milícias distintas, e algumas lojas arriscaram abrir as portasEfe

A alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton, anunciou que chegará hoje a Kiev para discutir apoio e soluções para a crise política e a estabilização da economia ucraniana.

Libertada no sábado, a líder opositora Yulia Tymoshenko, braço-direito do presidente interino, visitou o maior acampamento de manifestantes em Kiev e os encorajou a continuar com os protestos. Yulia, que anunciou sua candidatura à presidência do país, disse que os 82 mortos nas ruas são heróis e “o que há de melhor no país”.

De acordo com o ministro do Interior interino, Arsen Avakov, o ex-presidente Yanukovich tentou pegar um avião para a Rússia, no sábado, mas foi impedido por guardas na fronteira e fugiu de carro para lugar desconhecido.

Casa de campo vira atração

A enorme propriedade onde está situada a residência de campo do presidente deposto, na cidade de Mezhyhirya, tornou-se uma espécie de parque de diversões popular.

Centenas de pessoas circularam pela mansão luxuosa, observando e fotografando estátuas e objetos da decoração, circulando e posando para fotos nos jardins e até dentro de uma banheira de hidromassagem do ex-presidente Viktor Yanukovich.

A casa de campo do presidente deposto foi aberta e virou atração para os moradores de MezhyhiryaReuters

O local já havia sido tomado e estava sendo guardado por uma das milícias que lutam na Ucrânia. Uma das atrações que mais chamaram a atenção foi um navio de estilo viking ancorado em marina ao lado da casa, repleto de itens luxuosos, incluindo bar e uma adega de bebidas finas, com direito a um conhaque com a cara do ex-presidente estampada no rótulo.

Jornalistas e o público em geral também tiraram fotos de animais criados na propriedade, como os avestruzes, visitaram o lago particular e chegaram a arriscar tacadas no campo de golfe presidencial.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência