Bope utiliza sua nova Base Comando Móvel na Rocinha

Veículo tem a finalidade de otimizar o exercício do controle e da coordenação da tropa no terreno, possibilitando o acompanhamento em tempo real das ações em curso

Por O Dia

Rio - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está atuando com sua nova Base Comando Móvel desde a manhã dessa segunda feira, na comunidade da Rocinha, Zona Sul da cidade.

O veículo é equipado com seis câmeras externas, uma câmera telescópica, dois televisores 60 polegadas, sala de reunião, gerador de energia, estrutura para apresentação de ocorrências, antena de captação de sinal de TV fechada e aparelho para gravação, equipamento áudio visual para comunicação entre a sala de reunião e a sala dos operadores e quadro de situação. Além desses equipamentos, será instalado em breve um smart board (quadro interativo) visando potencializar o planejamento das operações.

Base fica na RocinhaDivulgação

A Base Comando Móvel segue o conceito multidimensional e integrado com a finalidade de otimizar o exercício do controle e da coordenação da tropa no terreno, possibilitando o acompanhamento em tempo real das ações em curso. É uma ferramenta que potencializa as operações, utilizando-se de cartas geográficas e do Google Earth, para fazer o mapeamento e o planejamento das mesmas. A Base Comando Móvel proporciona velocidade de acesso às informações, dando maior suporte às equipes e ao Comando da Unidade.

Os operadores apoiam as equipes no terreno e gerenciam o posto de comando, sendo o elo de ligação com o comando, abastecendo-o com todas informações necessárias para melhor tomada de decisão referentes a operação. Essa ferramenta aperfeiçoa as operações, gerando reflexo direto nos resultados operacionais obtidos. Em breve a Base irá ampliar ainda mais seu alcance, pois terá ligação direta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).


Últimas de Rio De Janeiro