Restaurantes de culinária estrangeira são multados por irregularidades

Dos seis estabelecimentos fiscalizados, cinco apresentaram irregularidades e serão multados

Por leonardo.rocha

Rio - O Procon Estadual realizou nesta quarta-feira uma nova etapa da Operação Camisa 10. Desta vez, os fiscais estiveram nas Zonas Sul e Oeste para vistoriar restaurantes especializados na culinária holandesa e argentina. Dos seis estabelecimentos fiscalizados, cinco apresentaram irregularidades e serão multados.

Caso mais grave foi encontrado no Rei das Empanadas%2C em Copacabana%2C que teve a sua cozinha parcialmente interditadaDivulgação


No total, foram descartados três barris de 50 litros de chope, 10 litros e 300ml de mate, coquetel de morango e chá gelado, além de 52kg e 300g de alimentos impróprios para consumo. O caso mais grave foi encontrado no Rei das Empanadas, em Copacabana, que teve a sua cozinha parcialmente interditada. A mesa de manipulação dos alimentos fica em frente ao banheiro, a janela não tem tela de proteção, e as condições de limpeza são péssimas.

O restaurante foi autuado, ainda, por armazenar produtos em contato direto com o chão. Apenas no Rei das Empanadas foram inutilizados 15kg de arroz, presunto, carne, recheio de frango e camarão sem informações quanto ao prazo de validade, e 6kg de alimentos vencidos entre salame, linguiça e fígado.

No restaurante Tragga, que fica no Humaitá, foram descartados mais de 8 kg de alimentos sem especificação, dois barris de 50 litros de chope e 7kg e 550g de produtos vencidos. O que mais chamou a atenção dos fiscais foi o forte odor e a aparência esverdeada dos 3kg e 600g de ponta de carne que se encontravam na geladeira.

No Argentina Hotel, localizado no Flamengo, os agentes constataram a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência. O estabelecimento não conta com rampa de acesso na portaria e não tem acomodações adaptadas. O único restaurante que passou sem qualquer problema pela fiscalização foi o Holandise, na Barra da Tijuca.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia