Resende é top 10 no mundo para investir

Mas crise no setor automotivo assusta

Por O Dia

Rio - Um ano após conquistar a primeira colocação no Índice Firjan de Desenvolvimento, o município de Resende foi classificado como uma das “10 cidades americanas do futuro”, divulgado nesta quarta-feira pela revista internacional fDi Intelligence. O município ficou em 10º lugar na categoria Cordialidade/Receptividade Empresarial, entre 208 cidades classificadas como “pequenas”. Dentre elas, Resende é a única localizada na América Latina. Segundo a pesquisa, elas são as mais promissoras para investidores estrangeiros.

Fábrica da Nissan colocou 1%2C1 mil funcionários em férias coletivasDivulgação

A notícia vem dois dias após a montadora Nissan, inaugurada em abril de 2014, colocar 1,1 mil funcionários da linha de produção em férias coletivas até dia 10 de julho. O prefeito da cidade, José Rechuan, comemorou a posição como um cartão de visitas para futuros investidores. Porém, reconheceu o momento de crise. “Nossa economia cresceu em torno do ramo automobilístico. Por isso estamos sendo muito atingidos. Mas toda a estrutura que foi montada nos últimos anos garante que a cidade continuará prosperando”, afirmou.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares, a decisão da Nissan de decretar as férias coletivas causa uma sensação de insegurança. “A região está pagando um preço caro. A empresa nos garantiu que não haverá demissões, mas o funcionário fica com uma pulga atrás da orelha. Vamos continuar fiscalizando”, disse. Em nota, a empresa informou que o objetivo é ajustar o volume de produção provocado pela redução da demanda do mercado automotivo.

Reportagem de Lucas Gayoso

Últimas de _legado_O Dia no Estado