Marcelo Crivella Filho: O Rio é rockstar!

A indústria do turismo é a segunda que mais gera empregos no mundo, e o Rio é a porta de entrada dos viajantes no Brasil

Por O Dia

Rio - Que o Rio de Janeiro é lindo, todos nós já sabemos. Mas as qualidades dessa cidade amada por todos vai muito além da beleza. A capital fluminense também é conhecida por ser acolhedora, alegre, colorida e o destino certo de todos que querem conhecer a América Latina.

Por isso mesmo, tem uma vocação nata para ser o lugar ideal dos grandes eventos. É por meio deles que o Rio conseguirá avançar e se tornar cada dia mais sintonizado com sua grande vocação: o turismo.

O Rock in Rio, que encheu nossa cidade de música e turistas, foi um ótimo exemplo disso. Mais do que a geração de empregos (cerca de 16 mil), e mais que a ocupação de toda a rede hoteleira em patamar superior a 80%, durante os dias do evento o Rock in Rio serviu e serve como fonte de inspiração para pensarmos grande e vermos do que somos capazes.

A indústria do turismo é a segunda que mais gera empregos no mundo, e o Rio é a porta de entrada dos viajantes no Brasil. Equação mais do que perfeita para o nosso sucesso como cidade. Principalmente porque o turismo traz recursos de fora, gerando o que chamamos de economia indutora. Usamos esse dinheiro para melhorar a infraestrutura da cidade, beneficiando o munícipe ao mesmo tempo em que incentivamos a visita de novos turistas.

O Rio é um tesouro do mundo. Temos que exercer essa nossa vocação, começar a enxergar o turismo como negócio e mudar o astral da cidade. O Rock in Rio é uma clara demonstração disso. A gente sabe festejar e receber as pessoas como ninguém, o futuro é esse, está aí, debaixo dos nossos olhos. E muitas outras oportunidades estão por vir.

Como espectador do grande espetáculo, não sei exatamente de qual parte eu gostei mais, se foram as bandas no palco, os drones no céu, ou se na verdade foi o sentimento que surge quando participamos de algo grande; que nos desafia a sermos maiores. Mas penso que no fundo foi tudo isso e algo mais. Obrigado a todo o time do Rock in Rio pela experiência inesquecível e por nos lembrar daquilo que o Rio de Janeiro é capaz.

Marcelo Crivella Filho é consultor do Instituto Latino Americano das Nações Unidas

Últimas de Opinião