Começa nesta terça-feira vistoria sem IPVA

Saiba como fazer o agendamento e imprimir os boletos para pagar o Duda e o DPVAT

Por O Dia

Rio- A partir desta terça-feira, os motoristas fluminenses com IPVA atrasado já poderão agendar a vistoria anual veícular, sem necessidade de quitar a dívida. A mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O agendamento da vistoria deve ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br).

A taxa é de R$ 189,45, exceto para os motoristas que possuem carros com menos de três anos de uso, que pagam R$ 54,13 pelo licenciamento anual (sem vistoria). O seguro obrigatório, o DPVAT, continua sendo exigido e o boleto deve ser impresso no site www.seguradoralider.com.br. Se aprovado na vistoria, o motorista recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e pode circular legalmente pelas ruas mesmo se o IPVA estiver atrasado.

Vendedor de quentinhas no posto de gasolina em frente ao MAM, Carlos Henrique do Carmo conta que já passou mais de um mês rodando com o carro sem vistoria por não ter conseguido pagar o IPVA. "Eu só rezava para não ser parado em uma blitz. Preciso do carro para transportar as refeições de casa para o local de venda", justificou o vendedor.

Para Fábio%2C a vistoria é importante para as condições de segurançaMarcio Mercante/ Agência O DIA

O motorista de Uber Sérgio Murilo Júnior aprova a mudança, pois seu ganho financeiro depende desempenho no trabalho. "Se eu não tiver dinheiro para pagar o IPVA e não fizer a vistoria, não vou ter condições de trabalhar e conseguir quitar a dívida", justifica.

Taxista há três anos, Fábio Gomes destaca a falta de fiscalização sobre os carros não vistoriados. "É importante que os carros estejam em bom estado, para que todos fiquem mais seguros".


Últimas de Rio De Janeiro