Túnel entre Niterói e Maricá é novo desafio para prefeitos

Rodrigo Neves e Fabiano Horta planejam atrair negócios e facilitar fluxo de pessoas

Por O Dia

Rio - A elaboração de estudos para a construção de um túnel ligando Itaipu, em Niterói, a Itaipuaçu, em Maricá, é o mais recente projeto das duas prefeituras para facilitar o desenvolvimento, com atração de investimentos e de negócios. O plano foi anunciado Rodrigo Neves e Fabiano Horta em Niterói.

O prefeito Rodrigo Neves informou que equipes das duas prefeituras irão fazer os estudos este ano, e que a construção do túnel é um projeto de médio a longo prazo. “Decidimos encarar esse desafio e iniciar os estudos para um projeto absolutamente viável de fazer uma ligação entre Niterói e Maricá. Se Maricá se desenvolver de maneira equilibrada e sustentável, isso também é muito bom para Niterói , assim como o desenvolvimento de Niterói impacta Maricá. Estou muito otimista porque uma característica do nosso primeiro mandato foi realizar projetos esperados há muitos anos por Niterói. E agora, com o Fabiano, acredito vamos tornar realidade projetos esperados há década, como esse túnel”, disse Neves.

Rodrigo Neves levou Fabiano Horta para conhecer o novo túnel de Niterói e a central de monitoramentoDivulgação

O prefeito explicou que considera Niterói e Maricá como cidades-irmãs, com uma relação de muita proximidade, e que têm um fluxo diário de pessoas que se deslocam com impacto nos dois municípios.

Ele acredita na possibilidade de parcerias e de ações conjuntas entre as duas prefeituras em várias áreas, como nas políticas sociais, nas ações relacionadas à mobilidade urbana e à gestão pública.  Fabiano Horta disse que ficou entusiasmado porque encontrou as portas “e janelas” de Niterói abertas para a troca de experiências e informações.

“Esse movimento de aproximação representa um salto para as cidades. A área de Itaipuaçu é muito integrada à Região Oceânica de Niterói, mas precisamos consolidar isso do ponto de vista urbano e de mobilidade. Vamos construir equipes que possam gestar um processo concreto de realização. Niterói tem a expertise já construída nesse grande projeto do túnel Charitas-Cafubá”, comentou Horta.

Ele destacou ainda que Niterói é uma cidade que ganha cada vez mais uma dinâmica de gestão com muita eficiência, de integração, com política social e o dedo presente do gestor no município. “É preciso que as cidades se integrem para desenvolver efetivamente a região. E é isso que vamos fazer agora”, explicou o prefeito de Maricá

Últimas de Rio De Janeiro