Especialistas orientam sobre os materiais adequados para a varanda

Três pontos devem ser levados em conta na concepção do projeto: parede, piso e bancada

Por Marina Cardoso

Varandas
Varandas -

Rio - Passar um tempo com a família, ler um livro e programar um almoço são ótimas atividades para se fazer na varanda. O ambiente faz as vezes de quintal, para quem mora em apartamento, e caiu nas graças das construtoras, que cada vez mais dão prioridade para esse espaço. Seja com uma metragem generosa ou pequena, a varanda é um local que pode ser explorado de diversas maneiras e de acordo com as prioridades dos moradores.

Existem três pontos que devem ser levados em conta na concepção do projeto: parede, piso e bancada, itens responsáveis pela concepção básica e sucesso do espaço.

Cuidados com a parede

Para revestir as paredes da varanda não existe uma regra específica, mas é recomendado que, principalmente a área da churrasqueira, conte com um modelo que seja de fácil manutenção, já que o local costuma ter muita fuligem e gordura. "Além disso, é fundamental que o revestimento suporte as altas temperaturas recorrentes da churrasqueira ou de um forno. E, para combinar, o restante do espaço pode ter composições de quadrinhos decorativos", recomenda a arquiteta Ana Paula Briza.

Materiais para o piso

Por ser uma área social, é necessário que a varanda receba um piso que suporte o tráfego intenso de pessoas. É preciso que o material seja resistente, impermeável, de fácil limpeza, e que não absorva a sujeira do ambiente com facilidade.

"No mercado, há opções diversas de porcelanato, granito ou pedras lisas. Esses materiais são os mais adequados", indica a arquiteta Fernanda Takadachi.

Itens resistentes ao sol e à chuva

Na varada, a bancada é o item da varanda que precisa de maior atenção, pois é o local em que são manuseados os ingredientes utilizados nas refeições, como acompanhamentos ou carnes que vão para a churrasqueira. "Em linhas gerais, independentemente da área útil da churrasqueira, sempre digo que a bancadas precisam ser espaçosas. Pela necessidade de resistência à temperatura e ao clima, o granito é a pedra ideal", diz Ana Paula.

A arquiteta alerta ainda que é necessário considerar as intempéries, pois sol e chuva podem danificar a bancada e outros móveis. "Sofás de madeira com almofadas soltas são excelente alternativa, pois é possível levá-las para dentro nos dias de chuva ou mesmo à noite", diz a arquiteta Erika Mello.

 

Galeria de Fotos

Varandas fotos Divulgação
Varandas Divulgação

Comentários