Conta Social: Pão de Açúcar já usa energia solar

Placas e painéis solares instalados em uma das estações do bondinho já representam economia mensal de 2 megawatts da rede convencional

Por O Dia

Rio - Quem visita o Pão de Açúcar nem imagina, mas boa parte da energia consumida ali vem do sol. Placas e painéis solares instalados em uma das estações do bondinho e em um restaurante para funcionários do monumento já representam economia mensal de 2 megawatts da rede convencional. Energia suficiente para abastecer 10 famílias em um mês, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Pão de Açúcar já usa energia solarDivulgação

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o teleférico, diz que pretende investir em novos projetos sustentáveis de eficiência energética nos próximos anos. Tudo para estar em sintonia com a operação do próprio bondinho, um sistema de transporte considerado limpo, de alta capacidade e que não emite ruído.

“A produção de energia limpa tem um enorme potencial no Brasil, especialmente aqui no Rio, que tem sol a maior parte do ano”, diz Diego Scofano, diretor técnico da empresa. “O complexo turístico está inserido num dos principais tesouros naturais do país. Por isso, a preocupação com a conservação ambiental e a busca por energias renováveis”, completa.

Instalados há seis meses no restaurante, os painéis são capazes de aquecer a água mesmo em dias nublados, com baixa luminosidade. Outras 42 placas solares, fornecidas pela Panasonic, foram colocadas na Estação III do bondinho.

RIO 2016 SUSTENTÁVEL

FRASES PARA INCENTIVAR A RECICLAGEM

Frases que promovam a reciclagem e a gestão de resíduos antes e durante a Olimpíada poderão ganhar o mundo. Até dia 15 de março, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país podem se inscrever no Desafio Abraça Reciclagem, promovido pelo Comitê Rio 2016. As dez frases vencedoras serão estampadas no material de comunicação dos Jogos e de parceiros. Tudo com o devido crédito aos alunos e suas escolas.

Os autores ganharão produtos oficiais da Rio 2016. “O objetivo é envolver os jovens nesta campanha de conscientização e reforçar o legado sustentável dos Jogos”, disse Tania Braga, gerente de sustentabilidade do Comitê.

BOAS AÇÕES EM DIA

A Escola Nacional de Seguros fechou parceria com o Centro Rio +, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, para levar o tema a seus professores e estudantes.

O Instituto Ver & Viver, da multinacional francesa Essilor, e o Instituto Nissan já beneficiaram mais de 17 mil pessoas pelo projeto ‘Como você vê o mundo?’, que oferece exame de vista e doação de óculos em 11 instituições.

O Brasas patrocina o segundo Trote do Amor, que acontece esta semana em mais de 70 núcleos acadêmicos de 11 faculdades do Rio. A meta é ultrapassar as mais de 5,5 toneladas de alimentos arrecadadas em agosto de 2015.

Últimas de _legado_Notícia