Conta Social: Uma árvore para chamar de nossa

Gustavo Cidade mantém projeto voluntário de plantio de árvores em espaços públicos 'ociosos', como praças e canteiros

Por O Dia

Rio - Enquanto esta coluna abordava aqui na semana passada a importância do plantio de árvores e do reflorestamento numa cidade onde é visível a falta de respeito aos nossos recursos naturais, ele estava lá na praça do Largo do Estácio. “Essa muda é de jacarandá e dedico a você e à coluna Conta Social”, escreveu o leitor Gustavo Cidade.

Ele mantém um projeto voluntário de plantio de árvores em espaços públicos ‘ociosos’, como praças e canteiros. “Já plantei mais de 10 mudas em diversos bairros (Ramos, Engenho de Dentro e Estácio). Acredito que ações pontuais possam melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Isso se confirma quando um cidadão me vê plantando. As pessoas ‘adotam’ as mudas e cuidam delas, molhando sempre”, conta.

Gustavo Cidade mantém um projeto voluntário de plantio de árvores em espaços públicos ‘ociosos’%2C como praças e canteirosDivulgação

Gustavo lembra que a gestão pública das árvores urbanas ainda demanda cuidados no Rio, apesar de ser uma das capitais mais bem arborizadas do Brasil. E vai além: “Torço para que o prefeito Crivella dedique uma atenção especial à arborização urbana e ao reflorestamento de áreas desmatadas e degradadas. Por ora, continuarei a cobrar e plantar as minhas árvores”. A coluna agradece e também torce, Gustavo. E parabéns pela iniciativa!

Menos gás metano na atmosfera

Um total de 82 milhões m³ de gás metano —25 vezes mais tóxico que o CO2 — deixaram de ser lançados na atmosfera entre 2011 e 2016. Quem garante é a Ciclus, concessionária que opera o sistema de transporte, tratamento e destinação de resíduos do Rio. A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da empresa, uma das mais modernas da América Latina, já tratou quase 17 milhões de toneladas de resíduos. Em breve, chegará à marca de 1 bilhão de litros de chorume tratado, utilizado como água de reuso. Um investimento de mais de R$ 400 milhões.

Boas ações em dia

Termina hoje a campanha de doações para o Exército de Salvação no Américas Shopping, no Recreio. Roupas, sapatos ou brinquedos podem ser depositados na caixa de recolhimento ao lado do Balcão de Informações, no Piso L1.

Moradores do Cantagalo e Santa Marta ganharam de presente novas quadras poliesportivas. As reformas foram patrocinadas pela marca Rexona, no projeto Conectados pela Cidade.

Estão abertas as inscrições para o projeto Música Encantada, na Pavuna. Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos recebem aulas de violão, canto e flauta doce, além de aulas de inglês. 

Últimas de _legado_Notícia