Os estudantes brasileiros que formam a Auto291 vão competir com outras 41 equipes concorrentes. Para eles, torneio vai ampliar o currículo  - FOTOS Divulgação
Os estudantes brasileiros que formam a Auto291 vão competir com outras 41 equipes concorrentes. Para eles, torneio vai ampliar o currículo FOTOS Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

De Pinheiral para os Emirados Árabes Unidos. Um grupo de cinco alunos do Ciep Dom Martinho Schlude, localizado naquela cidade do Sul Fluminense, se prepara para representar o Brasil na final mundial do Desafio Land Rover 4x4, que será realizado em Abu Dhabi, entre os dias 8 e 13 de dezembro.

Os estudantes do Ciep Dom Martinho Schlude — de diverasas séries do Ensino Fundamental e idades entre 15 e 17 anos — conquistaram o direito de participar da final nos Emirados Árabes Unidos depois de ganharem o título nacional — categoria iniciante — do Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas. A final foi no dia 16 de julho em Campinas, São Paulo.

Na etapa brasileira, os alunos de Pinheiral — Isabella Nunes, Julia Cardoso Landim, Ygor Ferreira Soares dos Santos, Marco Antônio Oliveira Dias e Pablo Henrique Costa — criaram a empresa fictícia Auto291. Coordenados pelos professores Luciano de Azedias Marins e Douglas Soares, o grupo precisou construir a carroceria e o sistema elétrico — luzes e sensores de inclinação — de um veículo controlado por rádio e com aptidões para superar os obstáculos de uma pista de testes off-road.

O carrinho construído pela equipe Auto291, aliás, também precisava ser capaz de simular as capacidades de um autêntico 4x4 — com tração nas quatro rodas — em tamanho real. E, para desenvolver o 'brinquedinho', escola, assim como todas as outras concorrentes, ganhou kit com um protótipo, controle, bateria e carregador.

"A etapa nacional foi muito boa. Tivemos aulas com engenheiros e houve interação entre as equipes que competiram em Campinas. Aqui na escola já dizemos que, agora, é a família 291. Nosso objetivo é trazer o título de melhor equipe iniciante e ser também a primeira equipe brasileira a trazer troféu", destaca, empolgada, a aluna do 3º ano Julia Cardoso Landim, de 17 anos. 

Não menos animados com a ida aos Emirados Árabes estão os alunos Marco Antonio Clélio Oliveira Dias, 15 anos, e Pablo Henrique Costa, de 16. A dupla, no entanto, pondera que uma das dificuldades vai ser o idioma. "Maior desafio será desenvolver nosso Inglês para saber dialogar com os outros participantes. Também vamos ter de competir com equipes de primeiro mundo e que estão há mais tempo na competição", vislumbra Marcos Antonio.

 

No total, a final mundial do Desafio Land Rover 4x4, em Abu Dhabi, vai reunir 42 equipes de vários países. Como ressalta Isabella Nunes de Souza da Cunha, de 16 anos, a principal dificuldade a ser enfrentada pela Auto291 vai mesmo no desenvolvimento de alguns componentes do veículo. "Nosso maior desafio é desenvolver um diferencial nos módulos eletrônicos e em toda a tecnologia do carro", acredita ela.

Apesar das dificuldades com relação à construção do protótipo, o estudante Ygor Ferreira Soares dos Santos, 17 anos, acredita que todos terão oportunidade de colher muitos frutos ao participar do torneio. "Vai ser muito bom para o nosso currículo", avalia ele.

 

Você pode gostar
Comentários