01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

O piso em destaque

Planejar a instalação é uma etapa importante da reforma

Por Cristiane Campos

Na Indusparquet, empresa especializada em revestimentos de parede e de piso, todos os projetos contam com a paginação, que inclui calcular a quantidade de pisos e dar orientações sobre a instalação
Na Indusparquet, empresa especializada em revestimentos de parede e de piso, todos os projetos contam com a paginação, que inclui calcular a quantidade de pisos e dar orientações sobre a instalação - Divulgação

Não dar a devida importância ao piso na reforma pode ser um grande erro de quem pretende criar uma nova estética ao lar. Para que esse elemento de destaque no ambiente fique em harmonia com os outros objetos da casa, é preciso planejar bem a instalação. Esse planejamento é chamado de 'paginação de pisos', onde se estabelece como vai ser a instalação. Isso pode garantir personalidade ao espaço e evitar o desperdício de material.

Na Indusparquet, empresa de revestimentos de parede e de piso, todos os projetos contam com a paginação, que inclui até o cálculo da quantidade de pisos. A arquiteta Fernanda Vitale, conta que o piso de madeira, uma das principais opções nesse tipo de projeto, agrega conforto e aconchego aos ambientes. "Com ele, podemos utilizar a paginação tipo 'escama de peixe', que remete a um estilo vintage, muito utilizado antigamente e que está de volta", diz.

O resultado, conta Fernanda, valoriza a decoração dos espaços, dando charme e personalidade. "Ao paginar um taco de madeira neste estilo, temos que analisar a arquitetura do espaço e propor a colocação de modo a valorizá-lo. Em alguns casos, a proposta é dar amplitude ao ambiente. Em outros, colocá-lo no sentido do trafego", explica a arquiteta.

Quem pretende utilizar madeira em diferentes ambientes da casa, a profissional aconselha a repetir a mesma especificação de madeira e paginação para criar uma unidade visual arquitetônica.

E, se a dúvida está em como combinar o piso de madeira, com o rodapé, Fernanda dá três opções: "Acompanhar o rodapé com o mesmo acabamento da madeira, utilizar rodapé pintado na mesma cor dos batentes das portas, ou pintá-lo da mesma cor das paredes. Esses recursos também auxiliam a dar amplitude e aconchego aos espaços", destaca.