01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

PRÓS E CONTRAS

Por O Dia

No processo de escolha da carreira, é comum que os jovens se coloquem no extremo: quando identificam uma profissão que desperta o interesse, passam a vê-la como perfeita, sem considerar as dificuldades que todo o trabalho tem. É bom exercício tentar conhecer o lado ruim da profissão desejada. Isso evita surpresas desagradáveis e permite planejamento realista da carreira. Mas é preciso manter em mente o lado bom, para ter avaliação equilibrada e que permita uma escolha segura. Aí vai uma pequena relação dos prós e contras das carreiras mais procuradas:

MEDICINA

Os prós: não falta emprego, apesar da concorrência; o retorno do investimento feito ao longo do curso é garantido; o Estado tem carência de algumas especialidades, como pediatria, neurologia e geriatria. Os contras: a remuneração, nos últimos anos, caiu, principalmente para quem atende por convênios; a carga horária de trabalho é alta e, em algumas especialidades, não é fixa; as mensalidades do curso são caras, e o tempo, longo.

DIREITO

Os prós: o maior atrativo está no serviço público, que oferece ótima remuneração; a área de atuação do Direito é grande, sem contar as opções de concurso público. Os contras: concorrência é alta, tanto para a advocacia quanto para o serviço público; muitos se decepcionam com o ambiente de trabalho, pelos casos de corrupção, por exemplo, ou abuso de autoridade.