Primeira cidade do mundo a ostentar o título de Patrimônio Mundial, concedido pela Unesco, na categoria Paisagem Natural, o Rio de Janeiro tem depositado em seus cartões postais a esperança de liderar a virada do turismo no Brasil. A expectativa é do Ministério do Turismo, que ano passado contabilizou 1,480 milhão de visitantes em solo fluminense 7% a mais que em 2015. Para elevar em mais 14% esse percentual, conforme projeções do governo federal, ações governamentais e privadas para atender bem e cortejar os turistas, estão a todo vapor.
"Nossos esforços nesse sentido têm dado certo, conforme as últimas pesquisas. O Rio oferece um rico catálogo de opções, incluindo serra e mar. Apesar do difícil cenário econômico, a cidade do Rio, com a Copa do Mundo e Olimpíada, passou a ter um papel ainda mais expressivo no cenário turístico. E continua sendo a mais visitada pelos estrangeiros, graças à combinação de suas belezas naturais, com investimentos no setor e a boa receptividade", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, ressaltando que a divulgação do turismo, por meio de fóruns regionais, tem sido prioridade nos 92 municípios.
Os números realmente refletem a euforia. Estudo do Instituto FSB, encomendado pelo Ministério do Turismo, para mensurar o setor na cidade, mostrou que 6 em cada 10 turistas que nunca vieram ao Rio, têm intenção de conhecer. A pesquisa foi feita em agosto, com mil entrevistados. A Riotur tem vários projetos em andamento para treinar os moradores a serem mais receptivos, principalmente nos pontos turísticos. "Nosso maior cartão-postal é o povo carioca", comentou o presidente da Riotur, Marcelo Alves, que comanda ações educativas para recepção de turistas, como o 'Sou Anfitrião do Rio', com grupos trilíngues em rodoviárias e aeroportos.
Ben Willis, de Londres, de férias na Cidade Maravilhosa, se diz encantado com a cortesia dos moradores. "Além disso, as paisagens são lindas e a culinária, ótima", afirmou Ben. Elizabeth Wil, Victória Armindo e Jamile Will, de Santa Catarina, por sua vez, vão levar nas bagagens, centenas de fotos tiradas junto a monumentos históricos, como os Arcos da Lapa. "Também curtimos a Praia de Ipanema e fomos ao Cristo", disse Jamile. "O Rio vai deixar saudades. Que passeio! O Bondinho é maravilhoso", elogiou a americana Caroline Chadwell (foto ao lado).
Hospedado em um hostel no Vidigal, em São Conrado, Fred Martindale, de Londres, destacou a arte de grafiteiros espalhadas pelos pontos turísticos. "Em todo lugar eu vejo grafites bonitos. Na Inglaterra, se alguém faz uma pintura no muro, o governo pinta por cima", comparou, reclamando, porém, que poucas pessoas ainda falam inglês pela cidade. "É um pouco difícil se fazer compreender fora dos pontos turísticos", disse.