Devoção, tradição e fé em Saquarema

Cidade celebra a padroeira Nossa Senhora de Nazareth com grande festa e o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil

Por LUIZ ALMEIDA

Procissão 3 - Selene Ferreira
Procissão 3 - Selene Ferreira - selene ferreira/DIVULGAÇÃO

Devoção, fé e tradição marcam o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil. Realizada desde 1630, em Saquarema, a festividade celebra em grande estilo a padroeira da cidade Nossa Senhora de Nazareth. A celebração, que começou em 30 de agosto, vai até a próxima sexta, 8 de setembro, com missas, procissões, shows e barraquinhas de comidas típicas. São esperadas até 200 mil pessoas nos dois últimos dias da festa.

"Além de ser o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil, é considerada também a terceira maior festa religiosa do país, reunindo não somente os moradores do Estado do Rio, como também pessoas de outros estados do país", avalia Felipe Azeredo de Oliveira, secretário da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo Oliveira, a devoção à santa teve início exatamente no dia 8 de setembro de 1630. Na data, após uma forte tempestade que atingiu a cidade de Saquarema, foi encontrada por um pescador, no alto da colina onde hoje fica a atual Igreja da Matriz, a imagem da Virgem Maria.

Recolhida pelo pescador, a imagem logo passou a ser cultuada. Afinal, mesmo levada para a casa do próprio pescador, ela reaparecia misteriosamente, na manhã seguinte, no alto da colina. Por acreditar ser um sinal divino, o padre da região de Saquarema decidiu construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Nazareth.

Ainda conforme o secretário, um dos momentos altos da festa acontece hoje, dia 7, quando é realizado o Círio das Águas, procissão marítima que sai do bairro Boqueirão e segue até a Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, com benção aos pescadores. Outro ponto marcante será amanhã, dia 8, quando haverá a procissão noturna. "A celebração à padroeira é uma festa de muita emoção. Afinal, todos podem ficar diante da imagem da santa, de 1630", exalta. 

Gastronomia e religião

Natividade, cidade localizada no Noroeste Fluminense, também terá um feriadão de muitas festas. A programação vai incluir, por exemplo, o primeiro Circuito Gastronômico Sabores de Natividade evento que vai até domingo, dia 10. Além dele, a celebração da padroeira do município Nossa Senhora da Natividade, que será comemorado no dia 8 de setembro, com missas e procissões, entre outras atividades.

No sábado, dia 9, a tarde contará com atividades diversas e, à noite, show com as bandas Melhor de 3 e FM Size. No domingo, dia 10, corrida rústica e prova ciclística. À tarde, show com a banda Álibi. Para finalizar, às 21 horas, apresentação do cantor Glauco Zulo e da banda A Horse With no Name.

SAQUAREMA

7/9

10h - Missa Solene

12h - Descida da imagem de Nossa Senhora de Nazareth para visitação e veneração

14h - Círio das Águas

17h - Passeata da Sociedade Musical Santo Antônio de Bacaxá

19h - Exposição do Santíssimo Sacramento, ladainha de Nossa Senhora e bênção do Santíssimo Sacramento na Matriz

20h - Missa

22h - Show

8/9

5h - Alvorada

6h às 10h - Missas

12h - Missa Solene com a participação do Contas de Coral de Niterói

13h30 - Exposição da imagem para visitação e veneração

14h - Leilão de prendas e animais

18h - Missa dos Romeiros

20h - Procissão

21h30 - Queima de fogos

Galeria de Fotos

Procissão 3 - Selene Ferreira selene ferreira/DIVULGAÇÃO
Círio das Águas 6 - 07-09 às 14h - Selene Ferreira selene ferreira
O Círio de Nazareth é realizado na cidade da Região dos Lagos há 387 anos e inclui missas, procissões, barracas de comidas típicas e shows FOTOS selene ferreira/DIVULGAÇÃO
Procissão 4 - Selene Ferreira selene ferreira
Procissão 4 - Selene Ferreira selene ferreira

Comentários