Mutirão de visão no Hospital da Gamboa

Há 500 vagas para exames de fundo de olho, testes de glicemia e diagnósticos

Por O Dia

Pacientes serão avaliados por oftalmologistas por ordem de chegada
Pacientes serão avaliados por oftalmologistas por ordem de chegada - Divulgação

No dia 7 de outubro, haverá a terceira edição do Mutirão de Retinopatia Diabética, que oferecerá 500 vagas para atendimento oftalmológico gratuito. Serão feitos exames de fundo de olho, testes de glicemia e diagnósticos de retinopatia diabética. O evento será no Hospital da Gamboa, no Centro do Rio, em iniciativa do Departamento de Oftalmologia da unidade e do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ).

O objetivo é proporcionar aos pacientes a detecção correta da retinopatia diabética. Trata-se de uma complicação do diabetes que causa danos aos vasos sanguíneos da retina, que pode levar cegueira.

O oftalmologista Almyr Sabrosa, um dos responsáveis pela ação, diz que grande parte dos diabéticos não sabem que podem perder a visão. "O diagnóstico bem feito é importante para que o paciente evite consequências piores", ressalta o médico do IORJ e especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), cerca de 90% dos pacientes com diabetes tipo 1 desenvolvem retinopatia diabética, assim como 60% dos que sofrem do tipo 2. 

Serviço

AGENDAMENTO

Interessados devem ligar para 2206-1700 para receber senha. Transporte gratuito será disponibilizado na Central do Brasil para a Gamboa. O atendimento será das 8h às 15h, por ordem de chegada. O Hospital da Gamboa fica na Rua da Gamboa 303, Santo Cristo.

SAÚDE GLOBAL

Médicos de outras especialidades estarão no local para dar orientações sobre a importância do controle da glicemia.

Comentários

Últimas de Vida Saudável