A Chapada Diamantina

Por O Dia

Ela é um oásis, podemos assim considerar, em pleno sertão baiano. Preenche quase 40 mil km², distribuídos por diversos municípios, com natureza exuberante, temperaturas agradáveis e nascentes de água diversas. Sua formação se deu ao longo de milhões de anos, com o trabalho combinado de ventos, chuvas e rios, que esculpiram suas montanhas e vales.

Do garimpo ao ecoturismo, a Chapada Diamantina abriga hoje a sede do segundo maior parque nacional do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ela é o habitat de espécies de plantas e animais exclusivas. É uma terra de encantos diversos e peculiares.

Extensa, a infraestrutura da Chapada Diamantina está instalada nas cidades de Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e nas vilas de Igatu e Vale do Capão. Recomenda-se um roteiro planejado para visitar o local consulte guias e agências de turismo. Quanto ao clima, o semiárido, formado de sol durante todo o ano e poucos períodos de chuva, é indiferente a época do ano mais apropriada para a visitação.

Comentários

Últimas de Automania