Segurança combinada

De uso obrigatório desde 2014, os airbags dependem de atitudes corretas dos ocupantes para funcionarem com eficiência

Por O Dia

Airbag frontal
Airbag frontal - Divulgação

Os veículos comercializados no Brasil contam cada vez mais com recursos de segurança, como o controle de estabilidade (ESP). A maioria dos nossos motoristas, contudo, desconhece a real efetividade desses componentes na preservação da vida. Os freios ABS e os airbags frontais, por exemplo, passaram a ser itens obrigatórios desde 2014 e fazem muita diferença numa situação de emergência.

Enquanto o ABS tem a intenção de evitar um acidente (segurança ativa), os airbags ajudam a minimizar as consequências (segurança passiva) na ocorrência de acidentes. Os airbags formam, em associação ao cinto de segurança, uma parte fundamental do conceito moderno de segurança, oferecendo mais proteção para cabeça, pescoço e tórax dos ocupantes.

Ao contrário do cinto, que fixa somente à pélvis e os membros superiores do corpo, os airbags servem de apoio para a cabeça. Para que o recurso tenha êxito, é importante que o carro tenha uma boa estrutura de absorção de impactos tanto frontal quanto lateral.

Atualmente, a lei brasileira exige que os carros tenham apenas o airbag duplo frontal. Mas, caso o o fabricante do veículo queira receber pontuação máxima no quesito de segurança veicular, é necessário ter uma infraestrutura reforçada na lateral. As bolsas infláveis laterais para corpo e cabeça são a solução mais adotada atualmente. Desde 2016, os protocolos de avaliação da Latin NCap tornaram-se mais exigentes e passaram a avaliar a colisão lateral contra poste.

A importância do airbag

De acordo com a Bosch, fabricante de componentes para automóveis, a principal função do airbag é oferecer proteção para a cabeça, pescoço e tórax dos ocupantes, mas é importante estar atento a certas condições. Um banco de couro, por exemplo, pode ser mais bonito e confortável, mas carros com airbags laterais instalados nos bancos não devem ter o seu tecido original modificado. Este cuidado é importante, pois na região onde o dispositivo é inflado, há uma costura especialmente desenvolvida e até perfuração a laser que permite a correta atuação do airbag em caso de colisões laterais.

Outra informação relevante, ainda segundo a empresa alemã, é que o efeito otimizado dos airbags somente será alcançado em combinação com o cinto de segurança. Ou seja, caso o motorista ou o passageiro não estejam com o cinto no momento da colisão, o airbag não terá a finalidade prevista. Também vale ressaltar que o passageiro nunca deve colocar os pés sobre o painel, pois, em caso de batida, há possibilidade de as pernas serem arremessadas contra a própria pessoa.

Também é importante que não sejam colocados objetos, como GPS ou celulares, nos locais indicados com a inscrição 'airbag' uma vez que estes, em caso de abertura do sistema, também podem ser arremessados contra os ocupantes do veículo. O mesmo vale para bolsas e objetos carregados no colo do passageiro.

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Unidade de controle do veículo, com airbags acionados no detalhe. Painel deve estar livre de objetos Divulgação
Airbag frontal Divulgação
Airbag Dummy Divulgação

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