Fuga e mal-estar

.

Por O Dia

O presidente boliviano Evo Morales e o seu contraparte brasileiro Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 5 de dezembro de 2017 - AFP
O presidente boliviano Evo Morales e o seu contraparte brasileiro Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 5 de dezembro de 2017 - AFP - AFP

Enquanto os presidentes Michel Temer e Evo Morales apertam as mãos por negócios, vai mal a relação diplomática entre os dois países. O Conselho Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, acaba de conceder refúgio no Brasil para dois expoentes do Judiciário boliviano. São o fiscal-geral (equivalente a procurador), José Juan Laguna Saavedra, e o capitão de polícia Marcelo Soza Álvarez. Eles participaram da investigação do governo sobre a morte de três estrangeiros considerados suspeitos de planejar o assassinato do presidente da Bolívia e descobriram algo mais.

Lupa na mão

Soza e Saavedra não concordaram com os indícios da investigação, descobriram algo que ainda não relataram e dizem que são ameaçados de morte. Fugiram para o Brasil.

O trio

O serviço de inteligência da Bolívia executou numa ação, em 2010, um croata, um húngaro e um romeno que circulavam por La Paz. Sem provas. Evo se explica até hoje.

No mais...

...Evo alterou a Constituição e vai disputar o quarto mandato seguido para a Presidência.

Teixeira x Romário

Vai ficar para fevereiro o parecer da Advocacia do Senado sobre o pedido de cassação do senador Romário (Pode-RJ), feito pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O senador João Alberto, presidente do Conselho de Ética da Casa, aguarda o relatório para decidir o que fazer com o pedido.

Cabelo & canela

Antes de viajar de carro para Curitiba, onde foi trocar a tornozeleira eletrônica, José Dirceu cortou o cabelo na Barbearia, badalado salão que fica na Península dos Ministros, em Brasília. Dirceu volta para passar Réveillon com a mulher e a filha.

Força, presidente

É grave o estado de saúde do ex-senador e ex-vice-presidente Marco Maciel. Amigos e longa data o visitam e saem consternados. Maciel sofre de Alzheimer e não reconhece mais ninguém. Segue acamado e com auxílio de enfermeiros.

Campanha familiar

José Sarney passará o Natal e o Réveillon em São Luís. Ao lado de Dona Marly e dos filhos Roseana e Zequinha, candidatos, respectivamente, ao governo e ao Senado.

Negócio, não!

A Secretaria Nacional de Juventude investiga o comércio ilegal de passagens do ID Jovem, o cartão virtual da garotada que dá meia-entrada em eventos e passe livre nos ônibus. Uma jovem foi flagrada no Facebook negociando passagem interestadual.

Você leu

A Coluna cantou em primeira mão que a PGR Raquel Dodge pediria a revisão da delação premiada de Joesley Batista. Seu próximo alvo: cercar, devagar, o desafeto Rodrigo Janot, seu antecessor.

Leilão de arte

Móveis modernos do ícone Sérgio Rodrigues e antiguidades raras que pertenceram a reis da França e de Portugal e à família imperial no Brasil. Tudo isso estará reunido no leilão do acervo de Paulo Roberto Barragat, em janeiro, no Rio. A exposição está na galeria Chez Barragat.

Festa na pista

A classe política está tão em baixa que agora há convite oficial para (acredite) cerimônia de assinatura de Ordem de Serviço. É para reforma do Aeroporto de Balsas (MA).

Palco Natalino

O Teatro Cesgranrio apresentará até sexta o espetáculo 'Natal de Música', que começa hoje, às 20h30. A direção-geral é de Carlos Alberto Serpa, e a produção é de Marcus Brandão.

Ponto Final

O PMDB voltará a ser MDB, nome de batismo. Levante a mão aí o leitor que acha que alguma coisa mudará no partido...

Comentários