Pontapé inicial na Libertadores

Sorteio na sede da Conmebol decide destino de Flamengo, Vasco e mais seis brasileiros na competição

Por O Dia

Festa tricampeã: o Grêmio bateu o Lanús, na final, e faturou o título da edição de 2017 há 21 dias
Festa tricampeã: o Grêmio bateu o Lanús, na final, e faturou o título da edição de 2017 há 21 dias - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Vinte e um dias após o Grêmio faturar a Libertadores, ao bater o Lanús na decisão, a Conmebol dá o pontapé inicial na edição de 2018, hoje, às 21h, em Luque, no Paraguai. A entidade promoverá o sorteio dos duelos das três fases preliminares de classificação e dos oito grupos da primeira etapa. Ao todo, 47 equipes oito brasileiras lutam pelo título mais importante do futebol da América do Sul. As finais serão nos dias 7 e 28 de novembro.

Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo e Cruzeiro têm vaga assegurada na fase de grupos, enquanto Vasco e Chapecoense terão que superar duas etapas de mata-mata. Os clubes estão separados em quatro potes de acordo com o ranking da Conmebol, baseado no desempenho de cada um deles na Libertadores nos últimos dez anos, em coeficiente histórico que considera todas as participações na competição e no desempenho nas últimas dez edições do campeonato nacional.

Com isso, Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro estarão no pote 1, enquanto o Palmeiras ficará no dois e o Flamengo, no três. Na fase de grupos, só poderá haver confronto de times de um mesmo país caso um deles venha da fase inicial da competição. Na pré-Libertadores, o Vasco estará no mesmo pote de Nacional-URU, Guarani-PAR, Independiente del Valle-EQU, Junior Barranquilla-COL, Santa Fé-COL, Jorge Wilstermann-BOL e Unión Española ou Melgar-VEN.

O adversário do Vasco virá do pote que inclui os chilenos Melgar ou Unión Concepción, que ainda disputam a vaga, Banfield-ARG, Carabobo-VEN, Santiago Wanderers-CHI e Chapecoense, além de três times que sairão do mata-mata inicial, que terá de um lado Olimpia-PAR, Universitário-PER e Deportivo Táchira-VEN e, de outro, Montevideo Wanderers-URU, Oriente Petrolero-BOL e Macará-EQU.

Comentários