Coluna Esplanada: Ex de Luiza Brunet pode virar senador

Bilionário pode ser segundo suplente de Eduardo Braga no Amazonas

Por O Dia

Brasília - Há uma velada expectativa num grupo político do Amazonas, que pode levar para o Senado o bilionário Lírio Parisotto, segundo suplente do senador Eduardo Braga. Neste caso, eventual processo judicial com a ex-mulher Luiza Brunet, que o acusa de agressão, vai direto para o STF.

O cenário envolve o TSE, que pode decidir em breve pela cassação do governador do Amazonas, José Melo (PROS), já cassado pelo TRE. Se o TSE endossar a condenação, quem assume a vaga é o segundo colocado, o senador Braga. A primeira suplente no Senado é sua esposa, que o acompanhará para Manaus.

Nove!

Atualmente, são nove ‘senadores’ suplentes no cargo. Gente que você nunca viu, em quem nem votou, mas desfila como rei ou rainha, com todos os benefícios e honras.

Pagou, levou

Uma tentativa de reforma, que nunca passa, é o fim do suplente sem voto de senador. Dá nisso: o empresário financia a campanha e ganha alguns meses ou anos na vaga.

Olheiro de Temer

O Decreto nº 8.860, de terça-feira, inclui o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no ‘Conselho da Câmara de Comércio Exterior’. São os olhos e voz de Temer lá dentro.

Fera..

A Fera Distribuidora é também ‘fera uma enrolação’. A empresa e a Refinaria Manguinhos são do grupo Magro. Segundo dados da ANP, estima-se R$ 1 bilhão em ICMS não pagos, de acordo com o report de vendas à agência. De tributos federais, cerca de R$ 100 milhões (CIDE / PIS/Cofins).

..em enrolação

Na Secretaria de Fazenda de SP, a Fera Distribuidora acumula autuações por não recolhimento de ICMS sobre suas operações com etanol. Pela legislação, o imposto sobre o álcool é cobrado metade da usina e metade da distribuidora. No caso dos derivados de petróleo, a cobrança se dá 100% no produtor – neste caso, Manguinhos.

‘Perseguição’

O grupo informa que é alvo de perseguição do sindicato das distribuidoras de combustível, por ser a única refinaria não associada e que oferece bons preços na praça. Informa que “Nas questões relacionadas ao etanol, não há atrasos, em termos técnicos: há casos em que a exigibilidade está suspensa ou então estão sendo pagos parceladamente, de acordo com a legislação”.

Éeeee do Brasilll!

O Brasil possui o mais antigo porta-aviões do mundo, após a Índia aposentar o seu há dias. O navio aeródromo São Paulo bóia na Baía de Guanabara. E nem tem aviões.

É ouro!

Assaltos em ônibus no Rio cresceram 91,7% em agosto deste ano, durante os Jogos, em relação ao mesmo mês de 2015. Todos os índices de criminalidade aumentaram.

Cadê a conta?..

Não há dúvidas sobre o sucesso dos Jogos Olímpicos, mas há algo em aberto: a prefeitura, o governo federal e a Empresa Municipal Olímpica ainda não prestaram contas do evento. Havia previsão para após os Jogos, mas até agora nada divulgado.

..Vai vir

A Autoridade Pública Olímpica informa que os dados da Matriz de Responsabilidade ‘estão sendo compilados pelos entes do consórcio (Prefeitura, Governo do Estado do Rio e Ministério do Esporte)’. O que se diz na praça é que vão esperar a eleição.

Na fila

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, que foi indicado pelo presidente Temer para presidir a APO e acumular o cargo, ainda não foi sabatinado pelo Senado, e não há data. Para piorar o cenário, o relator da indicação é o senador Lindbergh, adversário petista.

Cabou o doce

Eva Maria Chiavon, ex-chefe da Casa Civil nos meses derradeiros de Dilma Rousseff, perdeu a quarentena. Arrumou emprego no Senado.

Ponto Final

Após polêmica frase, Rafael Greca, candidato a prefeito de Curitiba, abraçou um morador de rua e exibiu na TV. Há relatos de que, depois, o mendigo vomitou com o cheiro de rico.

Coluna de Leandro Mazzini

Últimas de Brasil