2018: Lula lidera pesquisa presidencial, seguido de Bolsonaro

O petista cresceu em todos os cenários eleitorais previstos, tanto para o primeiro quanto o segundo turno

Por O Dia

Brasília - O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários as eleições de 2018, seguido do deputado Jair Bolsonaro, apontou pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira. O resultado favorável ao petista se confirma mesmo com denúncias de corrupção e condenação a quase 10 anos de prisão.

A pesquisa também mostrou uma queda na aprovação do presidente Michel Temer, cujos resultados de aprovação cairam para 3,4%, se comparados aos 10,3% de fevereiro. 

Lula passeia por multidão antes de depor a juiz Moro em CuritibaAFP

O petista, que foi condenado a quase 10 anos de prisão diante do juiz Sérgio Moro e acusado em outros processos, cresceu em todos os cenários eleitorais previstos, tanto para o primeiro quanto o segundo turno, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 13 a 16 de setembro, com 2.002 pessoas e uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. 

Se a eleição de outubro de 2018 ocorresse hoje, o ex-presidente teria um total de 32,4% de votos, seguido de Bolsonaro, com 19,8% e da líder ecológica Marina da Silva, com 12,1%. Os demais candidatos não ultrapassariam um dígito. 

No caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o cofundador do Partido dos Trabalhadores (PT) teria entre 39,8% e 41,8% dos votos, enquanto que o deputado 28,5% dos votos. 

Por outro lado, o índice de reprovação de Lula (50,5% dos entrevistados afirmam que jamais votariam nele) é superior ao de Bolsonaro (45,4%). 

Já a baixa popularidade do governo Temer continua a crescer: cerca de 75,6% o considera "ruim" ou "péssimo", em comparação com os 44,1% de fevereiro. E apenas 3,4% o avaliam como "bom" ou "ótimo". 

Com informações da AFP

Últimas de Brasil