Aécio Neves promete reduzir a desigualdade entre as regiões do país

Em visita a Montes claros, no norte de Minas, candidato tucano também se comprometeu com a revitalização do São Francisco

Por O Dia

Brasília - Em atividade de campanha em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, disse nesta quinta-feira, que o Brasil só vai diminuir as diferenças regionais se tratar as regiões de formas diferentes. Segundo ele, é preciso políticas diferentes para reduzir as desigualdades nos índices de educação e saúde, em especial na Região Nordeste.

“Eu lancei o Programa Nordeste Forte que atende, claro essa região de Minas Gerais também [região norte do estado], mas todo o Nordeste brasileiro com políticas específicas, com investimentos que vão levar, em primeiro lugar, à melhoria do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] nessas regiões, que é o índice de qualidade da educação, que vai permitir que no prazo de dez anos, nós tenhamos o mesmo nível de educação, de escolaridade, de qualidade na Região Nordeste com o restante do Brasil”, disse.

Aécio prometeu reduzir em 30% os homicídios na região e a incentivar o agronegócio no semiárido brasileiro, com o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). “Nós vamos transformar o semiárido, assim como já foi feito lá atrás no cerrado, por exemplo, em outro momento da nossa história, em uma região extremamente adaptada à produção, não apenas em determinada época do ano”, disse.

O candidato tucano também se comprometeu com a revitalização do São Francisco. “É fundamental até para que o processo de transposição se dê, ou seja, concluído de forma adequada”, disse.

Acompanhado do candidato ao senado pelo PSDB, Antonio Anastasia; do candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, e o seu vice-governador, Dinis Pinheiro (PP), Aécio se reuniu com lideranças locais. Antes, ele analisou o quadro da disputa eleitoral. “Houve uma mudança aguda no quadro eleitoral desde a troca das candidaturas em razão da morte do Eduardo [Campos, PSB], mas eu tenho a plena confiança de que no momento da eleição nós vamos estar adiante”. De Montes Claros, Aécio Neves seguiu para Belo Horizonte, onde participará de encontros com lideranças políticas e jovens.

Últimas de _legado_Notícia