Cardiologista ensina como desintoxicar o organismo sem alterar a rotina

No livro 'Clean' o uruguaio Alejandro Junger propõe um programa que limpa o metabolismo

Por O Dia

Gwyneth Paltrow fez questão de dar o seu depoimento para o livroDivulgação

Rio - Copa do Mundo está se aproximando do fim e já está na hora de pensar na melhor forma de limpar o organismo do excesso de cerveja e petiscos nada leves consumidos durante o Mundial. Para ajudar, acaba de ser lançado o livro ‘Clean — O Programa Revolucionário de Desintoxicação que Recupera a Capacidade Autocurativa Natural do Corpo’ (Réptil Editora, 352 págs., R$ 39,90). A obra escrita pelo cardiologista uruguaio Alejandro Junger propõe um programa que limpa o metabolismo sem alterar drasticamente a rotina. Ele já é seguido por celebridades como as atrizes Gwyneth Paltrow e Demi Moore.

“A desintoxicação é o recomeço físico e mental do corpo. Fornece um passe livre para as reservas ilimitadas de energia que você não sabia que tinha. Tudo passa a funcionar melhor ao ‘ligar’ um sistema que já veio com você”, explica o médico.

Dividido em 11 capítulos, o livro tem receitas leves e saborosas, depoimentos de pessoas comuns e uma explicação clara de como o método Clean ajuda a evitar algumas doenças. “A medicina moderna continua cega para a raiz do problema: o alto grau de toxidade da vida de hoje e a incapacidade de nossos corpos para lidar com ela. Se o tratamento tiver como alvo a semente da questão, aí, sim, poderemos evitar as doenças”, diz Alejandro, referindo-se aos alimentos processados.

Alejandro ainda apresenta um passo a passo para seguir o método, que seca sete quilos em três semanas: “O paciente faz três refeições ao dia: uma líquida no café da manhã, uma sólida (proteína, vegetais e grãos) no almoço e outra líquida no jantar, com os nossos shakes. O ideal é deixar um intervalo de 12 horas entre a última refeição de um dia e a primeira do dia seguinte. Nesse período, só água é liberada.”

Diferentemente do detox comum, o método Clean não conta calorias e oferece suplementos para dar energia. “Eles dão suporte para que a pessoa consiga seguir o programa sem desenvolver anemia. Também regulam os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a diminuir a sensação de fome”, garante o cardiologista.

“Fiz o programa de três semanas. Segui ao pé da letra e funcionou às maravilhas. Eu me sinto pura, feliz e muito mais leve. É incrível.”, Gwyneth Paltrow, atriz, 41 anos, Los Angeles.

SALMÃO MORNO COM SALADA DE ASPARGOS COM PESTO

INGREDIENTES: 2 porções de salmão selvagem (substitua pelo salmão tradicional) / 1 punhado de aspargos com as bases cortadas / sal e pimenta-do-reino / 2 colheres de sopa de pesto fresco / 4 xícaras de verduras diversas ou rúcula / 1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem / suco de limão a gosto

PARA O PESTO: 2 punhados de manjericão (lave-o e descarte os galhos duros)/ 1/4 de xícara de pinhão/ 1 dente de alho/ 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem/ sal marinho

MODO DE PREPARO
1 - Para fazer o pesto, processe o manjericão, o pinhão e o alho num processador de alimentos na potência média.
2 - Despeje o azeite enquanto o processador estiver ligado.
3 - Tempere com sal.
4 - Se o pesto estiver espesso demais, adicione até 1/4 de xícara de água filtrada.
5 - Reserve numa tigela.
6 - Aqueça a grelha em temperatura alta. Você pode gratinar no forno, caso não possua uma grelha.
7 - Pincele o salmão e o aspargo com azeite, e tempere com sal e pimenta.
8 - Grelhe o aspargo por dois minutos de cada lado. Reserve.
9 - Grelhe o salmão por 3 minutos de cada lado. Reserve.
10 - Coloque as verduras numa tigela, tempere
com azeite, sal e suco
de limão.
11 - Arrume as verduras
no centro de dois pratos.
12 - Posicione o aspargo numa das laterais do prato
e o salmão na outra.
13 - Regue o salmão com uma colher de sopa de pesto.

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