Sem dieta: Alimento funcional de banana causa saciedade e emagrece

A dica é de Giovanna Vilela, especialista em cozinha saudável e vencedora do ‘Jogo de Panelas’ do programa ‘Mais Você’

Por O Dia

Rio - Ela é uma maçaroca, mas a biomassa de banana já é considerada o novo alimento funcional no auxílio da perda de peso, além de trazer vários benefícios para o organismo.

“Por ser uma excelente fonte de fibras, melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim a reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura. Promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos, e também inibe a absorção de gordura e açúcar, sendo uma aliada no processo de emagrecimento”, explica Giovanna Vilela, especialista em cozinha saudável e vencedora do ‘Jogo de Panelas’ do programa ‘Mais Você’. 

Giovanna Vilela é especialista em cozinha saudávelDivulgação


Simples e muito fácil de preparar, a biomassa de banana não tem sabor e, por isso, pode ser usada tanto para substituir pratos doces como alimentos salgados. “Para preparar, basta tirar as bananas do cacho e lavá-las. Depois, em uma panela de pressão, ferva a água e coloque-as. Tampe a panela. A água deve ser suficiente para deixar as bananas cobertas. Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte oito minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela.Destampe e descasque as bananas. A biomassa está pronta e você pode colocar no lugar da maionese, no estrogonofe, ou até usar no lugar do creme de leite e do leite condensado”, explica Giovanna.

Além de agir no funcionamento intestinal, a biomassa de banana coleciona muitas outras qualidades. “Ela regula o fluxo intestinal, além de prevenir doenças como câncer, reduzir a obesidade, colesterol e triglicerídios alterados e diabetes.”

Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais, como fósforo, magnésio, potássio e sódio, a biomassa de banana pode ser consumida por todos, crianças, adultos, gestantes e e idosos. “Não há contra-indicação, apenas adequações de consumo diário. É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia. Eu costumo colocar na minha vitamina, pela manhã, e no meio da comida quando vou almoçar”, diz a especialista.

E, para mostrar que a biomassa de banana pode ficar uma delícia, Giovanna preparou um cupcake com raspinhas de chocolate. “Esse prato é bem menos calórico do que os bolos normais. E não tem glúten. Caso o chocolate seja o cacau sem leite, a lactose também fica de fora”, explica ela, empolgada.

RECEITA DO CUPCAKE COM BIOMASSA

INGREDIENTES
1 xícara de farinha de arroz
1 1/2 xícara biomassa
1 1/2 xícara de açúcar de coco
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela
1 colher (sopa) de fermento
200g de chocolate picadinho (eu uso cacau 70%, mas crianças preferem chocolate ao leite)

MODO DE PREPARO:
Bata tudo, menos o fermento e o chocolate em barra. Depois que a mistura estiver homogênea, coloque o chocolate picadinho e misture o fermento delicadamente. Ponha em forminhas.
Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até que o meio esteja cozido. Rende de 6 a 8 forminhas de cupcake.

BENEFÍCIOS

1 Melhora o funcionamento do intestino.

2 Recupera a flora intestinal, melhorando também o sistema imunológico.

3 Rica em fibra, é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.

4 Reduz a absorção de gordura

5 Reduz a absorção de glicose.

6 Na culinária, pode substituir o leite condensado, creme de leite e a maionese por funcionar como um espessante.

7 Nas preparações sem glúten, melhora a textura, deixando as preparações mais macias.

8 Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea.

Últimas de Diversão